VocĂȘ Sabia? Os Direitos do Idoso DiabĂ©tico Que Muitos Desconhecem
Nem todo mundo sabe, mas idosos diabéticos possuem uma série de direitos. Veja lista
Especialistas em saĂșde pĂșblica sĂŁo unĂąnimes em afirmar que o diabetes Ă© uma doença muito perigosa, principalmente porque muitas vezes acontece de maneira silenciosa, que pode passar despercebida atĂ© que os sintomas se tornem graves.
De acordo com a Organização Mundial de SaĂșde (OMS), cerca de 13 milhĂ”es de brasileiros vivem atualmente com essa doença. Parte deles sĂŁo idosos. Estamos falando de pessoas com uma idade mais avançada, e que precisam cuidar do diabetes e muitas vezes de outras doenças ao mesmo tempo.
à justamente neste contexto, que os idosos que possuem diabetes precisam entender quais são os seus direitos legais e, que muitas vezes, são desconhecidos. Essas garantias podem fazer uma grande diferença no cotidiano dos pacientes.
Direitos dos idosos diabéticos
Abaixo, listamos alguns dos direitos mais desconhecidos que todos os idosos diabĂ©ticos tĂȘm, e que podem entrar nesse contexto:Â
Aposentadoria por invalidez
Por si só, o Diabetes não é uma condição que gera incapacidade permanente. Mas o seu avanço pode levar a uma série de complicaçÔes graves, como cegueira e até mesmo a perda de membros.
Nesses casos, a pessoa pode ter direito a aposentadoria por invalidez, conforme estĂĄ escrito no artigo 42 da Lei 8.213/91. Ă importante destacar que a aposentadoria sĂł vai ser concedida quando a progressĂŁo da doença afetar significativamente a capacidade do indivĂduo de trabalhar.
BPC
Outro direito que tambĂ©m pode ser voltado para os idosos diabĂ©ticos Ă© o BenefĂcio de Prestação Continuada (BPC) e do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
Para alĂ©m do diabetes, o idoso precisa ter uma renda per capita de algo menos do que um quarto do salĂĄrio mĂnimo vigente. O BPC faz pagamentos de um salĂĄrio mĂnimo, e nĂŁo exige contribuiçÔes prĂ©vias com o INSS.
Direito Ă Contratação de Planos de SaĂșde e de Seguros de Vida
Outro direito garantido por lei para os idosos diabĂ©ticos Ă© a impossibilidade de seguradoras negarem planos de saĂșde e seguros de vida para esse cidadĂŁo.
Negar essa contratação pode ser considerada uma prĂĄtica discriminatĂłria. Entretanto, Ă© importante lembrar que, ao contratar o plano de saĂșde, o diabĂ©tico deve declarar a sua condição para deixar claro que ele tem esse direito
Em regra geral, ele poderĂĄ ter:
- Agravo: aumento no valor da mensalidade durante o perĂodo de carĂȘncia.
- Cobertura Parcial TemporĂĄria: durante atĂ© 24 meses, o beneficiĂĄrio ficarĂĄ sem cobertura para alguns tratamentos, mas, apĂłs esse perĂodo, o plano retorna Ă cobertura total.
Acesso a medicamentos
A Lei Federal 11.347/06 assegura a todos os idosos diabéticos insulino-dependentes que recebam, sempre gratuitamente, todos os medicamentos e insumos necessårios para o tratamento.
Isso inclui insulina, seringas, agulhas e tiras reagentes para monitoramento de glicemia. Para ter acesso a todos esses itens, o cidadĂŁo deve se cadastrar no Sistema Ănico de SaĂșde (SUS), para garantir que o tratamento seja acessĂvel e sem custos adicionais.
Direitos sĂŁo direitos
Se vocĂȘ Ă© diabĂ©tico, ou conhece alguĂ©m que seja, Ă© muito importante prestar atenção nas informaçÔes acima para que vocĂȘ consiga se informar e passar essas informaçÔes para outras pessoas que estĂŁo precisando desses tipos de ajuda.
Como dito, boa parte desses direitos são desconhecidos pela maioria da população brasileira. Como eles podem ser fundamentais para enfrentar a doença com mais dignidade e suporte, é importante passar a informação adiante para que esses cidadãos tenha algum tipo de conforto.
AlĂ©m disso, vale lembrar que existem vĂĄrios projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional que pretendem melhorar a vida das pessoas que enfrentam o diabetes nesse momento. Ă importante que vocĂȘ pressione o seu parlamentar para que ele ajude a colocar esses projetos em votação.
Dentro do site oficial da Cùmara dos Deputados e do Senado Federal, qualquer cidadão pode entrar em contato com qualquer parlamentar e fazer esse tipo de pedido. Além disso, é direito de qualquer cidadão enviar propostas próprias que podem se tornar leis algum dia.