Um dos programas mais populares do país, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) passou por uma série de mudanças nesse ano de 2025. Mesmo por isso, segurados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) já estão preocupados com o que pode acontecer com o dinheiro que eles recebem todos os meses.
As mudanças, aliás, já estão valendo desde o último dia 27, quando o governo federal começou a liberar os pagamentos das aposentadorias, pensões e auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
As alterações têm relação com o pacote de corte de gastos do governo federal. O documento foi aprovado pelo congresso nacional, e sancionado pelo presidente Lula, e afeta diretamente o valor recebido pelos beneficiários neste ano e nos anos seguintes.
Com o reajuste do salário mínimo, o BPC passou a realizar pagamentos de R$ 1.518 por mês. Essa liberação começou a ser feita justamente neste final do mês de janeiro, e está seguindo no início de fevereiro.
Nesse sentido, também é importante lembrar que o critério de renda para ter direito ao BPC passou por alterações.
As regras de entrada, no entanto, não passaram por qualquer tipo de alteração. De uma maneira geral, é possível afirmar que podem ter direito ao benefício os seguintes grupos:
Ao contrário do que acontece com a aposentadoria do INSS, o BPC não exige que o segurado tenha contribuído com o Instituto Nacional do Seguro Social durante a vida. Por outro lado, o cidadão não terá direito ao 13º salário no final do ano.
O BPC é um saldo vinculado ao salário mínimo. Isso quer dizer que sempre que o piso nacional for elevado, o benefício também deverá ser reajustado em um mesmo patamar.
No pacote de corte de gastos recentemente aprovado pelo Governo Federal, ficou decidido que o salário mínimo vai passar por uma espécie de limitação no tamanho do aumento, e isso deve impactar o valor do BPC.
Uma das principais mudanças nas regras do BPC que já estão valendo em 2025 é o estabelecimento de um cadastramento biométrico obrigatório. A atualização cadastral deve ser feita sempre a cada 24 meses para manter o benefício ativo.
Caso você resida em uma cidade em que a tecnologia da biometria não esteja disponível ainda, a regra será flexibilizada para que você não seja prejudicado.
Outra mudança importante tem relação com o cálculo da renda familiar para determinar a elegibilidade para o BPC . A partir de agora, a renda do cônjuge ou companheiro que não reside no mesmo imóvel não será considerada.
Além disso, todos os rendimentos brutos mensais dos membros da família que vivem sobre o mesmo teto passarão a ser incluídos no cálculo, independente do parentesco ou da relação entre eles.
A nova legislação também afirma que o BPC recebido por outro membro da família não vai entrar no cálculo de renda. Assim, é possível afirmar que mais de um BPC poderá ser concedido dentro da mesma residência, caso exista mais de um idoso ou pessoa com deficiência elegível.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (27 de agosto de 2025) o decreto que oficializa a…
Em meio à correria do dia a dia, enviar frases de boa noite para amigos é uma forma simples e…
A busca por segurança financeira leva muitos brasileiros a questionar se a contribuição ao INSS será suficiente para manter o…
Nos últimos anos, as novelas turcas conhecidas como "dizis" se tornaram fenômenos de audiência no mundo todo. Com enredos envolventes,…
Setembro está chegando com novidades para quem depende do Bolsa Família! O calendário do Bolsa Família 2025 já está disponível…
penteado com lenço conquistou espaço definitivo entre as tendências de beleza em 2025. Prático, versátil e cheio de personalidade, o…