Receitas

Torta de maçã sem glúten: veja receita original para arrasar na cozinha

Qualquer pessoa pode se aventurar na cozinha e preparar uma deliciosa receita de torta de maçã sem glúten

A intolerância ao glúten não precisa ser uma barreira para aproveitar sobremesas deliciosas. Uma prova disso é a torta de maçã sem glúten, que une o sabor clássico da fruta com uma massa leve e acessível a todos. 

Nesta receita, por exemplo, substituímos a tradicional farinha de trigo por farinha de arroz, e o resultado é surpreendente: crocância na base, cremosidade no recheio e um toque de frutas finalizado com um espelho brilhante que dá o charme final ao prato. 

A seguir, você aprenderá como preparar essa delícia passo a passo.

Ingredientes da torta de maçã sem glúten

Ingredientes para a massa:

  • 2 xícaras de farinha de arroz
  • ½ xícara de açúcar
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 ovo inteiro
  • 1 tablete de margarina Claybom (ou similar)

Ingredientes para o creme: 

Ingredientes para o espelho:

  • 1 pacote de flan sabor baunilha
  • ½ xícara de açúcar
  • ½ xícara de água
Torta de maçã sem glúten: veja receita original para arrasar na cozinha
Torta de maçã sem glúten também costuma fazer sucesso entre as crianças. Imagem: YouTube

Preparando a massa

Comece pela base da torta. Em uma tigela grande, misture a farinha de arroz, o açúcar e o fermento. Acrescente o ovo e a margarina, amassando até obter uma massa homogênea. 

Ela ficará com uma textura um pouco mais quebradiça do que massas com glúten, mas isso é normal.

Forre o fundo e as laterais de uma fôrma (preferencialmente de fundo removível, para facilitar na hora de desenformar). Com um garfo, faça furos na massa para evitar que ela estufe durante o cozimento. 

Por fim, leve ao forno pré-aquecido a 180 °C e asse até que fique levemente dourada.

Preparando o creme

Enquanto a massa assa, você já pode ir preparando o creme. Em uma panela, misture todos os ingredientes: leite, leite condensado, creme de leite, maisena, manteiga e as gemas. 

Logo depois, leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar e formar um mingau espesso e aveludado. É importante mexer constantemente para evitar que o creme queime no fundo.

Assim que a massa estiver pronta e já ligeiramente fria, despeje o creme sobre ela, espalhando uniformemente. 

Por fim, distribua as fatias de maçã por cima do creme. Você pode substituir ou combinar com morangos ou pêssegos, se quiser variar.

Finalizando com o espelho da torta

A última camada da torta é o chamado “espelho”, que dá brilho e sabor às frutas no topo. Em uma panela, misture o pó do flan com o açúcar e a água. 

Em seguida, leve ao fogo, mexendo bem, até levantar fervura. Quando estiver bem dissolvido e borbulhando, despeje ainda quente sobre as frutas.

Deixe a torta esfriar em temperatura ambiente e, em seguida, leve à geladeira por pelo menos quatro horas. O ideal é deixar gelar de um dia para o outro. Após gelar completamente, desenforme com cuidado.

Dicas finais 

Agora que você já conhece o passo a passo para preparar a sua torta de maçã sem glúten, precisa ficar de olho em algumas dicas extras para que a sua receita passe a ter ainda mais chances de ser um sucesso. 

  • A farinha de arroz garante uma massa sem glúten e com uma leve crocância. Se quiser uma textura ainda mais amanteigada, é possível adicionar uma colher de sopa de amido de milho à massa.
  • O espelho feito com flan é um diferencial, trazendo um acabamento profissional e saboroso.
  • Para servir, uma bola de sorvete de creme ou uma colherada de chantilly pode transformar essa torta em uma sobremesa digna de ocasiões especiais.

Preços dos alimentos

Se você costuma fazer feira com certa frequência, certamente já sabe que os produtos estão altos. Para fazer uma torta de maçã deliciosa sem gastar muito, não hesite em optar por produtos mais baratos, ou até mesmo substituir alguns ingredientes para que a receita se torne mais barata, sem perder o seu sabor. 

Aecio de Paula

Formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em Direitos Humanos com foco em discurso de defesa das minorias sociais em processos eleitorais internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo