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Prova de vida de fevereiro: estes servidores precisam agir até o fim do mês!

Nem todo mundo sabe, mas parte dos servidores precisa realizar a prova de vida até o final do mês

Muitos servidores aposentados e pensionistas que comemoram aniversário nesse mês de fevereiro precisam começar a se preocupar com a realização da prova de vida obrigatória. O prazo, segundo as informações oficiais, vai até o final deste mês.

É importante destacar que nem todos os trabalhadores precisam se preocupar com essa indicação. A regra é válida apenas para os servidores federais. O procedimento é essencial para garantir a continuidade dos pagamentos das aposentadorias ou das pensões. 

Por que é importante respeitar o prazo

De acordo com as informações oficiais, o não cumprimento do prazo pode acarretar em uma série de problemas, como a suspensão do próprio benefício. O cidadão pode ficar, portanto, sem o pagamento da aposentadoria ou da pensão.

É importante destacar que essa exigência da realização da prova de vida se aplica a todos os servidores aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis.

Como realizar a prova de vida

De maneira resumida, é possível afirmar que existem duas formas principais de realizar a prova de vida. Uma delas é presencial e a outra digital. Veja no passo a passo abaixo:

1. Prova de vida presencial

No órgão público:

  • Dirija-se ao balcão de atendimento da Unidade de Gestão de Pessoas do seu órgão para fazer a prova de vida.

No banco:

  • Vá até uma agência bancária onde seu benefício é depositado e apresente um documento oficial com foto (como RG ou CNH) e o CPF.

2. Prova de vida digital

Requisitos:

  • A biometria deve estar cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou na Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Passo a passo:

  • Acesse o aplicativo SouGov.br, disponível para download na App Store e Google Play.
  • Importante: a versão desktop do aplicativo não suporta a prova de vida.

Se você é um servidor que não pode comparecer pessoalmente, e não pode utilizar a versão digital, a dica é entrar em contato com uma Unidade de Gestão de Pessoas do seu órgão para receber orientações adicionais.

Prova de vida de fevereiro: estes servidores precisam agir até o fim do mês!
É importante ter uma conta gov.br para realizar o procedimento. Imagem: YouTube

Como saber se minha prova de vida foi realizada

Para saber se  a sua prova de vida já foi aprovada pelo INSS, não é preciso sair de casa. Essa consulta pode ser feita através de aplicativo ou site do Meu INSS. Além disso, você pode entrar em contato com o próprio Instituto através de número 135.

Vale lembrar que, caso você não queira esperar pela definição do INSS, pode realizar o procedimento da prova de vida da maneira tradicional, ou seja, indo até o banco em que recebe a sua aposentadoria para realizar a comprovação.

É muito importante lembrar que qualquer procedimento envolvendo a realização da prova de vida precisa ser feito apenas através dos canais oficiais.

É comum que criminosos se aproveitem deste momento para tentar enganar pessoas. Portanto, evite clicar em links que prometem uma rápida realização da fé de vida, porque existe uma grande oportunidade de se tratar de um golpe.

Como consultar o novo valor do benefício?

É importante destacar que qualquer segurado pode verificar os valores reajustados pelo Estado de pagamento. Essa verificação, aliás, pode ser feita através dos seguintes canais:

Pelo Meu INSS (aplicativo ou site):

  1. Acesse o Meu INSS com login e senha.
  2. Clique na opção “Extrato de Pagamento”.
  3. Escolha o mês desejado.
  4. Consulte o valor bruto do benefício e os descontos aplicados.
  5. Se necessário, faça o download do extrato em PDF.

Pela rede bancária:

Se você concorda com o valor que está disposto no site ou aplicativo do Meu INSS, não há mais nada o que fazer. Nesse caso, basta esperar para que o saldo seja depositado em sua conta na data planejada.

Mas caso você perceba a presença de algum erro ou desconto indevido no seu benefício, é importante tomar as seguintes providências:

  • Entre em Contato pelo Meu INSS:
    • Utilize a opção “Agendar Atendimento” para falar com um atendente presencialmente ou solicitar a resolução do problema online.
  • Ligue para o Telefone 135:
    • O atendimento funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
  • Documente Tudo:
    • Anote os protocolos de atendimento e guarde todos os documentos relacionados ao benefício.

Aecio de Paula

Formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em Direitos Humanos com foco em discurso de defesa das minorias sociais em processos eleitorais internacionais.

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