O arroz perfeito existe: veja dicas para preparar o seu da melhor maneira possível
Se você tem uma certa dificuldade para preparar o arroz todos os dias, siga estas dicas para resolver seu problema

Não importa a data e a hora em que você está lendo esse artigo. Neste exato momento, muita gente está preparando um arroz. Esse alimento simples, acessível e versátil, é sem dúvidas um dos mais consumidos em todo o mundo.
De uma maneira geral, pode-se dizer que o arroz pode ser a base para uma infinidade de pratos. Porém, para que ele realmente se destaque e faça juz ao seu papel na culinária, é preciso dominar a arte do preparo.
Seja como um acompanhamento, ou como protagonista de um prato principal, fazer um arroz perfeito pode ser mais fácil do que parece. Mas é preciso prestar atenção nas dicas abaixo para não se perder.
Dicas para preparar o arroz perfeito
- Escolha do Tipo de Arroz
O primeiro passo para preparar um arroz perfeito é escolher o tipo certo. O arroz branco, por exemplo, é o mais comum e fácil de se fazer. Mas a depender do prato, o arroz integral ou parborizado podem ser opções interessantes.
Note que o arroz agulhinha é muito procurado no Brasil por ser o mais soltinho. Já o arroz arbóreo conta com grãos mais curtos e arredondados, e é ideal para risotos.
Lavagem
Nem todo mundo sabe, mas é muito importante lembrar de lavar o arroz. Esse é um passo fundamental para retirar o excesso de amido e evitar que o arroz fique pegajoso
Lavar o arroz com água corrente até que a água saia limpa também é importante para a sua saúde.
Proporção de Água
Outro ponto que gera muita dúvida na hora de preparar o arroz é a proporção de água.
O ideal é que você use uma parte de arroz para duas partes de água. Mas isso pode variar a depender do tipo. No caso do arroz integral, por exemplo, a proporção pode variar com a necessidade de mais água e mais tempo de cozimento.
Temperos e Ingredientes
Essa dica não é obrigatória, mas também pode fazer uma boa diferença. Se precisar, use alho e cebola picados para refogar antes de adicionar água. Você também pode incluir um fio de óleo ou azeite.
Esses toques especiais podem até parecer simples, mas devem adicionar um bom sabor um arroz um resultado final.
Cozimento
Depois de adicionar a água, a dica é manter em fogo médio até que comece a ferver. Quando atingir o ponto da fervura, você reduz o fogo para o mínimo e tampa a panela.
Uma dica fundamental nesse período de cozimento é evitar mexer no arroz, pois isso pode deixar a sua receita empapada.
O ideal é deixar o arroz cozinhando por algo em torno de 10 a 15 minutos, e depois descansar por mais 5 minutos, mantendo sempre a tampa fechada.
Como deixar o arroz soltinho
Para garantir que o seu arroz fique soltinho, você pode adicionar ainda uma colher de chá de vinagre branco ou de óleo de coco. Esse vinagre vai ajudar a manter o seu arroz mais firme. Já o óleo de côco pode deixar o arroz mais soltinho e aromático.
Não levante a tampa
Nem todo mundo sabe, mas é importante evitar abrir a tampa durante o cozimento do arroz. O vapor precisa ficar dentro da panela para que o arroz cozinhe de maneira uniforme.
Se você levanta a tampa, naturalmente vai perder esse vapor e o arroz poderá ficar mal cozido no final das contas.
Descanso
Logo depois de desligar o fogo, a dica é deixar o arroz descansando por alguns minutos antes de servir para suas visitas ou familiares. Isso também pode ajudar a consolidar a textura do seu grão.
Receitas à base de arroz
Agora que você já sabe como cozinhar o arroz perfeito, pode seguir as dicas de excelentes pratos à base desse ingrediente. Veja abaixo:
1. Risoto de Funghi Seco
Ingredientes:
- 1 xícara de arroz arbóreo
- 20g de funghi seco
- 1/2 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 1 litro de caldo de legumes
- 1/2 xícara de vinho branco
- 50g de queijo parmesão ralado
- Manteiga e azeite para refogar
Modo de preparo: Hidrate o funghi seco em água morna por 30 minutos e reserve. Refogue a cebola e o alho em azeite até ficarem dourados, adicione o arroz e mexa por alguns minutos. Acrescente o vinho e deixe evaporar. Aos poucos, vá adicionando o caldo de legumes, mexendo sempre até o arroz ficar al dente. No final, acrescente o funghi hidratado, o queijo parmesão e uma colher de manteiga. Sirva quente e cremoso.
2. Arroz de Carne Seca com Abóbora
Ingredientes:
- 1 xícara de arroz
- 300g de carne seca desfiada
- 1 xícara de abóbora cozida e picada
- 1/2 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 2 colheres de azeite
- 1 pimentão vermelho picado
- Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo: Refogue a cebola e o alho no azeite até dourar, depois adicione a carne seca desfiada e refogue por mais alguns minutos. Acrescente a abóbora picada, o arroz e o pimentão, mexendo bem. Adicione 2 xícaras de água, tempere com sal e pimenta e cozinhe em fogo baixo até o arroz estar macio e solto. Sirva como prato principal.
3. Arroz Doce Cremoso
Ingredientes:
- 1 xícara de arroz
- 2 xícaras de leite
- 1/2 xícara de leite condensado
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- Canela em pó a gosto
Modo de preparo: Cozinhe o arroz com o leite até que esteja bem macio, quase desmanchando. Adicione o leite condensado e a essência de baunilha, mexa bem e cozinhe por mais alguns minutos até ficar cremoso. Sirva com canela em pó por cima.