INSS: idade mínima da aposentadoria vai subir para 78 anos? Entenda o que é verdade
Publicação sobre o INSS vem circulando nas redes sociais e está tirando o sono de muitos trabalhadores

Nos últimos dias, uma enxurrada de posts nas redes sociais tem preocupado os brasileiros: uma imagem que simula a capa de um jornal afirma que a idade mínima para se aposentar no Brasil vai subir para 78 anos.
A publicação viralizou com mensagens críticas ao governo federal e, em poucos dias, ultrapassou as 360 mil visualizações. Mas atenção: essa informação não passa de uma grande fake news.
O que diz a mensagem
Os posts, que começaram a circular no dia 21 de abril de 2025, apresentam a manchete: “Idade mínima para se aposentar deve subir para 78 anos”
A frase vem acompanhada de críticas políticas, como: “Parabéns aos eleitores do Lula! Vocês conseguiram: agora a idade mínima para se aposentar deve subir para 78 anos.”
Apesar do tom alarmante, a publicação deturpa completamente os fatos.
O que está por trás dessa fake news sobre o INSS?
A mensagem distorce uma projeção feita pelo Banco Mundial, que sugere que, caso nenhuma mudança nas regras da Previdência seja feita, a idade mínima para aposentadoria poderia chegar a 72 anos em 2040 e a 78 anos em 2060.
Em resumo:
- Não se trata de uma proposta do governo.
- Não há qualquer medida sendo debatida no Congresso com esse teor.
- É apenas um estudo teórico que aponta possíveis cenários futuros, sem qualquer valor legal ou efeito prático imediato.
Autoridades já se manifestaram
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Secretaria de Comunicação da Presidência da República foram categóricos ao afirmar que a notícia é falsa.
Não existe nenhuma decisão ou proposta oficial para aumentar a idade mínima para 78 anos.
Além disso, especialistas das mais variadas vertentes afirmam que uma mudança como essa só seria possível através da aprovação de uma nova reforma da previdência.
Lula não conseguiria, sozinho, mudar a legislação, e precisaria do apoio do congresso nacional, e do aval do Judiciário. No momento, no entanto, não há nada neste sentido.
Nos próximos meses, outras projeções sobre o aumento da idade mínima poderão ser feitas, mas elas não passam disso: projeções.
O que realmente muda na aposentadoria do INSS em 2025?
Desde a reforma da Previdência de 2019, algumas regras passam por mudanças automáticas a cada ano, que afetam um grupo específico de contribuintes.
Essas alterações já estavam previstas e não têm relação com a fake news em questão.
Descontos indevidos no INSS
Verdade mesmo é que as pessoas que já conseguiram se aposentar precisam se preocupar com os chamados descontos indevidos. Recentemente, uma ação da PF revelou um longo esquema de corrupção neste sentido.
Para saber se você está entre um dos aposentados que foram vítimas desse tipo de golpe, não é preciso sair de casa. A verdade é que a verificação pode ser feita de maneira remota.
Veja no passo a passo abaixo:
- Acesse o Meu INSS (site ou app).
- Faça login com CPF e senha do Gov.br.
- Clique em “Extrato de benefício”.
- Selecione o número do seu benefício.
- Veja todos os descontos, inclusive os de mensalidades associativas.
Agora imagine que você seguiu os passos acima, e encontrou um desconto indevido feito por uma associação que não pediu a sua autorização. O que fazer nestes casos?
Segundo informações do próprio Ministério da Previdência, é possível solicitar a exclusão da mensalidade também de forma remota. Veja no passo a passo abaixo:
- No Meu INSS, vá em “Novo pedido”
- Digite “Excluir mensalidade” e siga os passos
Nestes casos, também é muito importante registrar uma reclamação através dos seguintes canais:
- Na Central 135 ou na Ouvidoria do INSS
- Também vale abrir uma queixa no Portal do Consumidor — isso pode levar à suspensão da entidade envolvida