O que acontece quando um beneficiário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) falece? Nem todo mundo sabe, mas nesses casos, os seus dependentes ou herdeiros podem solicitar o pagamento dos valores não recebidos até a data do óbito.
Esse valor é conhecido no meio da previdência como resíduo, e pode ser solicitado pelo dependente com direito a pensão por morte ou, caso o falecido não tenha dependentes, pelos herdeiros.
O processo de solicitação do chamado resíduo pode ser feito de diversas maneiras. Os meios mais comuns são:
Se o segurado falecido não deixou qualquer dependente, nesse caso os herdeiros podem fazer a solicitação do resíduo.
Essa é uma situação um pouco mais complexa. Isso porque será necessário apresentar uma autorização judicial ou uma documentação pública de partilha para comprovar que você tem direito ao resíduo.
Mas o que acontece se houver mais de um dependente? Nesse caso, o resíduo vai ser dividido proporcionalmente de acordo com a cota de cada um.
Imagine, por exemplo, que o saldo é dividido igualmente entre a esposa e o filho, com 50% para cada. Nesse caso, o resíduo vai ser distribuído da mesma forma
Exemplo:
Os documentos necessários para a solicitação no INSS são:
Os valores do chamado resíduo costumam ser atualizados conforme a data que deveriam ter sido pagos originalmente.
Imagine, por exemplo, que o benefício tenha sido depositado mesmo após o falecimento. Nesse caso, o saque poderia ser realizado diretamente na instituição bancária responsável pelo pagamento.
A partir deste mês de janeiro, os benefícios do INSS são pagos com os valores reajustados. O patamar mínimo passou a ser de R$ 1.518, que é o mesmo valor do salário mínimo. Trata-se de aumento um pouco mais de 7,5%.
Já o patamar máximo passou para R$ 8.157,41. Esse valor corresponde a um aumento de 4,5% em relação ao que se registrava ano passado, e leva em consideração o patamar da inflação medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Qualquer segurado do INSS já pode consultar os valores que serão depositados em sua conta nesse mês de janeiro. Para tanto, não é preciso sair de casa. Basta seguir o passo a passo abaixo:
Assim como nos anos anteriores, os pagamentos do INSS para esse ano de 2025 seguem uma lógica de repasses divididos. Um dos calendários é voltado para as pessoas que recebem o piso previdenciário nacional, e o outro é voltado para o cidadãos que recebem qualquer valor acima desse piso.
Confira o calendário do INSS de janeiro para quem recebe até um salário mínimo:
Confira o calendário do INSS de janeiro para quem recebe acima de um salário mínimo:
Em meio à correria do dia a dia, enviar frases de boa noite para amigos é uma forma simples e…
A busca por segurança financeira leva muitos brasileiros a questionar se a contribuição ao INSS será suficiente para manter o…
Nos últimos anos, as novelas turcas conhecidas como "dizis" se tornaram fenômenos de audiência no mundo todo. Com enredos envolventes,…
Setembro está chegando com novidades para quem depende do Bolsa Família! O calendário do Bolsa Família 2025 já está disponível…
penteado com lenço conquistou espaço definitivo entre as tendências de beleza em 2025. Prático, versátil e cheio de personalidade, o…
O Nubank trouxe uma novidade que promete facilitar a vida financeira de muitos brasileiros: o parcelamento de boletos diretamente pelo…