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Fila do INSS atinge quase 2 milhoĢƒes; pedidos novos crescem quase 100% em 12 meses

Entenda o aumento da fila de espera e as aƧƵes do INSS para reduzir os tempos de espera nos benefƭcios.

A situaĆ§Ć£o do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem se agravado nos Ćŗltimos meses, com um aumento significativo na fila de espera por benefĆ­cios. Os dados mostram que o nĆŗmero de pedidos pendentes chegou a quase 2 milhƵes, um aumento que preocupa tanto os segurados quanto as autoridades responsĆ”veis.

Crescimento da fila do INSS

O nĆŗmero de requerimentos pendentes no INSS atingiu um patamar preocupante, aproximando-se de 2 milhƵes de solicitaƧƵes. Esse aumento representa um retrocesso em relaĆ§Ć£o aos avanƧos obtidos anteriormente na reduĆ§Ć£o da fila.

EvoluĆ§Ć£o dos nĆŗmeros

A fila de espera por benefĆ­cios do INSS passou por variaƧƵes significativas ao longo dos Ćŗltimos anos:

  • Em julho de 2023, o governo implementou um programa para reduzir a fila.
  • Nos primeiros oito meses do programa, a fila caiu de 1,8 milhĆ£o para pouco mais de 1,3 milhĆ£o de pedidos.
  • A partir de julho de 2024, a fila voltou a crescer.
  • Em novembro de 2024, o nĆŗmero de requerimentos pendentes chegou a quase 2 milhƵes.

Fatores contribuintes

Diversos fatores contribuĆ­ram para o aumento da fila do INSS:

  1. Aumento na demanda por benefĆ­cios
  2. Greves de servidores
  3. LimitaƧƵes na capacidade de processamento de pedidos
  4. Complexidade de alguns tipos de benefĆ­cios

Tempo de espera e impacto nos segurados

O tempo de espera para atendimento no INSS tem variado, impactando diretamente as pessoas que estĆ£o esperando para receber seus benefĆ­cios.

VariaƧƵes no tempo de espera

  • Janeiro de 2023: mĆ©dia de quase 76 dias de espera
  • Janeiro de 2024: reduĆ§Ć£o para 47 dias
  • Julho de 2024: queda para 34 dias
  • Novembro de 2024: aumento para 39 dias

O prazo mƔximo legal para atendimento Ʃ de 45 dias, e o INSS tem enfrentado dificuldades para cumprir esse limite em todos os casos.

Casos reais

A demora no atendimento tem impactado a vida de muitos segurados:

  • Ivonete Santos, empregada domĆ©stica, aguardou meses para ser atendida apĆ³s solicitar aposentadoria por invalidez.
  • JoĆ£o Batista, vĆ­tima de acidente de trabalho, tenta obter auxĆ­lio-doenƧa hĆ” dez meses, enfrentando cancelamentos de perĆ­cias.

Medidas governamentais

Atendimento no INSS com pessoas na fila aguardando para serem atendidas.
O governo federal tem implementado diversas medidas para tentar reduzir a fila do INSS e melhorar o atendimento aos segurados. Imagem: Senado Federal

Programa de enfrentamento Ć  fila

Em julho de 2023, o governo criou um programa especĆ­fico para reduzir a fila de espera:

  • AutorizaĆ§Ć£o para deslocar funcionĆ”rios para unidades com maior carĆŖncia de atendimento
  • Pagamento de bĆ“nus de produtividade aos servidores e mĆ©dicos peritos
  • O programa teve duraĆ§Ć£o atĆ© dezembro de 2024

Novo mutirĆ£o

ApĆ³s o tĆ©rmino do programa anterior, o governo anunciou novas medidas:

  • 500 servidores realizarĆ£o um mutirĆ£o nos prĆ³ximos 90 dias
  • Prioridade para benefĆ­cios por incapacidade, salĆ”rio-maternidade, pensĆ£o por morte e benefĆ­cios assistenciais sem pendĆŖncias de avaliaĆ§Ć£o social ou perĆ­cia mĆ©dica

Uso de tecnologia

O INSS planeja implementar novas tecnologias para agilizar o processo de anƔlise de benefƭcios:

  • UtilizaĆ§Ć£o de inteligĆŖncia artificial na triagem dos pedidos de benefĆ­cios a partir de maio de 2025
  • AutomatizaĆ§Ć£o da leitura de atestados mĆ©dicos, liberando mĆ©dicos e servidores para outras atividades

Desafios persistentes

Apesar das medidas adotadas, o INSS continua enfrentando desafios significativos para reduzir a fila de espera e melhorar o atendimento aos segurados.

Greves e paralisaƧƵes

As greves de servidores tĆŖm impactado diretamente o funcionamento do INSS:

  • Servidores ficaram seis meses em greve em 2024
  • MĆ©dicos peritos estĆ£o parados desde outubro de 2024, reivindicando um programa de reestruturaĆ§Ć£o da carreira

Aumento na demanda

O crescimento no nĆŗmero de pedidos de benefĆ­cios tem pressionado a capacidade de atendimento do INSS:

  • Quase dobrou o nĆŗmero de pedidos em um ano
  • 21% dos pedidos tĆŖm o mesmo CPF, indicando que a mesma pessoa entra com diferentes solicitaƧƵes ao longo do ano

LimitaƧƵes de pessoal

A falta de servidores suficientes para atender Ć  demanda continua sendo um problema:

  • Concursos pĆŗblicos insuficientes para repor o quadro de funcionĆ”rios
  • Dificuldades na realocaĆ§Ć£o de pessoal para Ć”reas com maior demanda

Expectativas para o futuro

O INSS e o governo federal tĆŖm anunciado planos para melhorar o atendimento e reduzir a fila de espera nos prĆ³ximos meses.

ReforƧo no quadro de servidores

  • ContrataĆ§Ć£o de 350 novos servidores aprovados no Ćŗltimo concurso, com previsĆ£o de inĆ­cio das atividades em maio
  • Possibilidade de novos concursos pĆŗblicos para ampliar o quadro de funcionĆ”rios

ModernizaĆ§Ć£o tecnolĆ³gica

  • ImplementaĆ§Ć£o de sistemas de inteligĆŖncia artificial para agilizar a anĆ”lise de pedidos
  • Aprimoramento dos canais digitais de atendimento para reduzir a necessidade de comparecimento Ć s agĆŖncias

RevisĆ£o de processos

  • SimplificaĆ§Ć£o de procedimentos para concessĆ£o de benefĆ­cios menos complexos
  • Melhoria na comunicaĆ§Ć£o com os segurados para reduzir erros e retrabalho

Thais Reis

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade Jardins. Redatora do grupo Sena Online.

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