Independente da idade, o fato é que o WhatsApp se tornou uma ferramenta indispensável para a comunicação diária, seja para o trabalho, para manter contato com a família ou simplesmente para interagir em grupos de amigos.
No entanto, na mesma medida que essa popularidade cresce, surgem também preocupações sobre privacidade e segurança dos dados. Afinal, ninguém quer ter suas conversas expostas ou ser vítima de golpes.
Se você se preocupa com sua privacidade no WhatsApp, é importante seguir as dicas abaixo. Assim, você estará menos propenso a se tornar a próxima vítima.
1. Ative a verificação em duas etapas
A verificação em duas etapas é um dos recursos mais importantes para evitar que sua conta seja roubada. Esse mecanismo adiciona uma camada extra de segurança ao exigir um PIN de seis dígitos sempre que o WhatsApp for reinstalado em um novo dispositivo. Para ativá-lo:
Isso impede que golpistas ativem sua conta em outro celular, mesmo que tenham seu número de telefone.
2. Controle quem pode ver suas informações
O WhatsApp permite configurar quem pode visualizar dados como foto de perfil, status e visto por último. Para ajustar essas configurações:
Uma dica importante é evitar deixar a foto de perfil pública, pois golpistas podem usá-la para se passar por você.
3. Use bloqueio por biometria ou senha
Outra camada extra de proteção é ativar o bloqueio por impressão digital ou reconhecimento facial, evitando que terceiros acessem suas mensagens caso peguem seu celular. Para ativar:
4. Desative o download automático de mídias
Downloads automáticos podem colocar seu celular em risco, especialmente se você estiver em grupos com muitas pessoas, onde há chances de receber arquivos suspeitos. Para evitar esse problema:
Dessa forma, você evita que arquivos indesejados sejam baixados automaticamente para sua galeria.
5. Evite clicar em links suspeitos
Golpes no WhatsApp geralmente envolvem links falsos que prometem promoções, brindes ou mensagens alarmantes. Antes de clicar em qualquer link:
Se receber algo suspeito, denuncie e bloqueie o contato.
6. Silencie ou saia de grupos desconhecidos
Muitas pessoas são adicionadas a grupos aleatórios sem consentimento. Se isso acontecer, verifique quem lhe adicionou e, se necessário, saia imediatamente. Além disso, você pode restringir quem pode adicioná-lo a grupos:
Isso evita que estranhos te incluam em grupos suspeitos.
7. Cuidado com golpes envolvendo código de verificação
Um dos golpes mais comuns no WhatsApp é o pedido do código de verificação. Se alguém, mesmo se passando por um amigo ou empresa, pedir esse código, é importante não enviar. O WhatsApp nunca solicita esse código por mensagem.
Se cair nesse golpe, tente recuperar sua conta o mais rápido possível reinstalando o aplicativo e solicitando um novo código.
Para boa parte das pessoas mais idosas, seguir algumas das dicas acima pode parecer um pouco complexo. Caso você encontre algum tipo de dificuldade neste sentido, não hesite em pedir ajuda.
Muitas vezes, os procedimentos acima podem ser concluídos em poucos segundos. Um neto, um filho ou até mesmo um vizinho de confiança podem ajudar nesta tarefa.
Em meio à correria do dia a dia, enviar frases de boa noite para amigos é uma forma simples e…
A busca por segurança financeira leva muitos brasileiros a questionar se a contribuição ao INSS será suficiente para manter o…
Nos últimos anos, as novelas turcas conhecidas como "dizis" se tornaram fenômenos de audiência no mundo todo. Com enredos envolventes,…
Setembro está chegando com novidades para quem depende do Bolsa Família! O calendário do Bolsa Família 2025 já está disponível…
penteado com lenço conquistou espaço definitivo entre as tendências de beleza em 2025. Prático, versátil e cheio de personalidade, o…
O Nubank trouxe uma novidade que promete facilitar a vida financeira de muitos brasileiros: o parcelamento de boletos diretamente pelo…