O WhatsApp, um dos aplicativos de mensagens mais populares atualmente, anunciou na última segunda-feira (16) uma mudança em sua plataforma. A partir de agora, os usuários poderão se deparar com anúncios enquanto conferem os status de seus contatos. As propagandas vão gerar lucro para a empresa, e também oferecerão oportunidades para que marcas e criadores de conteúdo alcancem um público maior. A seguir, você vai entender as principais características dessa novidade, como funcionará e o que os usuários podem esperar.
Os anúncios no WhatsApp serão exibidos na seção de “Atualizações“, que é semelhante ao formato de Stories do Instagram. Essa área permite que os usuários compartilhem fotos, vídeos e textos que desaparecem após 24 horas. Com a introdução de anúncios, as publicações de empresas aparecerão entre as atualizações de amigos e familiares.
As propagandas vão aparecer junto aos status, mas não serão exibidas na aba de “Conversas”. Isso significa que os chats pessoais dos usuários permanecerão livres de publicidade. O WhatsApp assegura que as mensagens privadas não serão utilizadas para direcionar anúncios, priorizando a privacidade dos usuários.
Os anunciantes poderão escolher seu público com base em interesses e comportamentos, que serão identificados através dos canais que os usuários seguem e suas interações com os anúncios. Além disso, informações técnicas, como o modelo do celular e a localização geral do usuário, também poderão ser consideradas para personalizar a experiência publicitária.
Outra novidade que acompanha a introdução de anúncios é a criação de canais dentro do WhatsApp. Os administradores desses canais terão a opção de cobrar dos usuários pelo acesso a conteúdos exclusivos. Essa opção permitirá que criadores de conteúdo e empresas monetizem suas produções de forma direta.
Os canais funcionarão como uma plataforma onde os administradores poderão compartilhar conteúdos variados, desde notícias até entretenimento. Os usuários que desejarem acessar conteúdos exclusivos poderão pagar uma taxa, o que representa uma nova fonte de receita para os criadores.
Além de cobrar pelo acesso a conteúdos, os administradores também poderão pagar para que seus canais tenham mais destaque nas sugestões do aplicativo. Isso significa que, ao buscar por novos canais, os usuários poderão ver recomendações pagas.
O WhatsApp garantiu que os números de telefone dos usuários não serão vendidos ou compartilhados com anunciantes. Além disso, as mensagens pessoais não serão usadas para direcionar propagandas.
O aplicativo utiliza a Central de Contas para integrar perfis de plataformas da Meta, como Instagram e Facebook. Se essa opção estiver ativada, o WhatsApp poderá usar dados de outras contas para personalizar a experiência publicitária. No entanto, os usuários têm controle sobre essas configurações e podem optar por não compartilhar suas informações.
Os usuários que desejarem manter sua privacidade podem revisar as configurações de compartilhamento de dados nas opções do aplicativo. É importante que cada usuário esteja ciente das permissões que concede ao aplicativo e como isso pode impactar sua experiência.
O WhatsApp está trazendo uma novidade: a inclusão de anúncios. Essa mudança promete uma maior interação entre o que é pessoal e o que é publicitário. A boa notícia é que, mesmo com essa alteração, a privacidade dos usuários continua sendo prioridade. Além disso, as opções de personalização vão dar a você o controle total sobre como aproveita a experiência na plataforma. E aí, o que você achou dessa nova atualização?
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (27 de agosto de 2025) o decreto que oficializa a…
Em meio à correria do dia a dia, enviar frases de boa noite para amigos é uma forma simples e…
A busca por segurança financeira leva muitos brasileiros a questionar se a contribuição ao INSS será suficiente para manter o…
Nos últimos anos, as novelas turcas conhecidas como "dizis" se tornaram fenômenos de audiência no mundo todo. Com enredos envolventes,…
Setembro está chegando com novidades para quem depende do Bolsa Família! O calendário do Bolsa Família 2025 já está disponível…
penteado com lenço conquistou espaço definitivo entre as tendências de beleza em 2025. Prático, versátil e cheio de personalidade, o…