Viajar por apenas R$200 será realidade para idosos; conheça o novo benefício do governo
Novo programa do governo torna viagens acessíveis para idosos.
Após um ano de atraso, o governo federal finalmente lançou o programa “Voa Brasil“, projetado para proporcionar aos idosos a oportunidade de adquirir passagens aéreas a preços acessíveis. Com um teto de R$ 200 por trecho, essa iniciativa visa promover a inclusão social e tornar os deslocamentos aéreos mais acessíveis para a parcela idosa da população brasileira.
Elegibilidade dos Idosos
O programa “Voa Brasil” tem como foco principal os idosos aposentados pelo INSS, independentemente do valor de sua renda. No entanto, é importante ressaltar que pensionistas e estudantes não estão incluídos nesta primeira fase. Para se qualificar, os beneficiários devem atender a um critério fundamental: não ter realizado viagens de avião nos últimos 12 meses.
Limitações e Restrições para Idosos
Embora o “Voa Brasil” represente um avanço significativo na democratização do acesso ao transporte aéreo, é essencial compreender suas limitações. Cada aposentado elegível terá direito a adquirir apenas dois bilhetes por ano, o que na prática corresponde a uma viagem de ida e volta. Além disso, a disponibilidade de assentos estará sujeita à oferta das companhias aéreas participantes.
Funcionamento e Logística
O “Voa Brasil” funcionará como uma plataforma de busca online, projetada especificamente para o público-alvo de idosos aposentados. Os interessados deverão acessar o site oficial do programa ou os sites das companhias aéreas parceiras, onde encontrarão um link direcionando-os à plataforma dedicada.
Processo de Compra e Pagamento para Idosos
Para iniciar o processo de compra, os idosos deverão ter uma conta no site Gov.Br com nível de segurança prata ou ouro. Caso possuam apenas o nível bronze, será necessário ajustar para os níveis superiores. Após acessar a plataforma, o sistema verificará automaticamente se o comprador atende aos requisitos estabelecidos, como ser aposentado do INSS e não ter viajado de avião no último ano. Uma vez cumpridas essas exigências, o pagamento poderá ser realizado diretamente para a empresa aérea, utilizando cartão de crédito ou outro meio de pagamento, sem intermediação do governo.
Compromisso das Companhias Aéreas
De acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, as companhias aéreas se comprometeram a ofertar três milhões de passagens no valor de até R$ 200 nos próximos 12 meses. Essa oferta inicial visa testar a viabilidade do programa em uma fase piloto, antes de sua expansão planejada para o início de 2025.
Expectativas e Próximos Passos
Embora a abrangência inicial do “Voa Brasil” seja mais modesta do que o anunciado anteriormente, o governo tem grandes expectativas para o futuro do programa. A meta é incluir, a partir do início de 2025, alunos inscritos nos programas estudantis do governo federal, além de pensionistas do INSS, ampliando assim o alcance da iniciativa.
Impacto Social e Inclusão
A essência do “Voa Brasil” reside na promoção da inclusão social, conforme enfatizado pelo ministro Silvio Costa Filho. Ao facilitar o acesso ao transporte aéreo para uma parcela da população que historicamente enfrentou dificuldades para viajar de avião, o programa tem o potencial de gerar impactos positivos na qualidade de vida e no bem-estar dos idosos brasileiros.
Apesar do entusiasmo em torno do “Voa Brasil”, algumas vozes no governo expressaram preocupações quanto ao potencial de frustração na população, caso o programa não atenda às expectativas. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, e seus auxiliares temem que eventuais percalços possam afetar negativamente a popularidade do presidente Lula. Por essa razão, o lançamento oficial foi realizado sem a presença do chefe de estado, ocorrendo no auditório do Ministério, com a participação do vice-presidente Geraldo Alckmin.
À medida que o “Voa Brasil” avança, o governo tem planos para sua expansão. Além da inclusão de estudantes e pensionistas, conforme mencionado anteriormente, há expectativas de que o programa possa eventualmente abranger milhões de brasileiros que atualmente não têm acesso ao transporte aéreo.