O ano de 2025 mal começou, e boa parte dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já estão ansiosos pelos pagamentos do 13º salário. Como se sabe, esse público também tem direito de receber o saldo adicional.
Para o ano de 2025, no entanto, o governo federal ainda não definiu oficialmente as datas para o pagamento desse benefício extra. Seja como for, seguindo a prática dos anos anteriores, é possível que o 13º salário seja pago em duas parcelas ainda no primeiro semestre.
Considerando que o governo federal mantenha a mesma lógica de pagamentos do ano anterior, é possível que o 13º salário seja pago em duas parcelas diferentes. Veja:
Como dito, o governo federal ainda não definiu especificamente quais são as datas de pagamento do 13º salário para o ano de 2025.
De todo modo, o INSS já divulgou o calendário dos pagamentos regulares. Para quem recebe até um salário mínimo, por exemplo, os depósitos referentes ao mês de janeiro voltam no próximo dia 27 de janeiro e seguem até o dia 7 de fevereiro.
Já para as pessoas que recebem qualquer valor acima do salário mínimo, os pagamentos são feitos a partir de 3 de fevereiro, e também devem seguir de maneira escalonada até o dia 7 de fevereiro.
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do INSS para as pessoas que recebem o piso previdenciário nacional:
Agora, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do INSS para as pessoas que recebem qualquer valor acima do piso previdenciário nacional:
É muito importante que todos os beneficiários do INSS fiquem atentos às comunicações oficiais do Instituto e do Governo Federal para saber quando os pagamentos do 13º salário serão feitos.
Além disso, você também pode se informar por sites de confiança para entender quando os repasses deverão ser depositados em sua conta.
Normalmente, as datas de pagamento dos benefícios regulares e do 13º salário são divulgadas no site oficial do INSS e também no portal gov.br.
Para este ano de 2025, o governo federal já estabeleceu que o aumento dos pagamentos do INSS vai considerar a inflação desse ano de 2024, e o Produto Interno Bruto (PIB) de 2 anos antes, considerando uma limitação de 2,5% ao ano.
Ficou difícil de entender? Não tem problema. Na prática, estamos falando que o piso previdenciário nacional vai passar dos R$ 1.412 para R$ 1.518 a partir de 2025.
É importante destacar que o valor regular de pagamento do INSS tem total impacto no patamar que será pago dentro do sistema do 13º salário nesse ano de 2025. Isso porque ele serve de base para esta definição.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (27 de agosto de 2025) o decreto que oficializa a…
Em meio à correria do dia a dia, enviar frases de boa noite para amigos é uma forma simples e…
A busca por segurança financeira leva muitos brasileiros a questionar se a contribuição ao INSS será suficiente para manter o…
Nos últimos anos, as novelas turcas conhecidas como "dizis" se tornaram fenômenos de audiência no mundo todo. Com enredos envolventes,…
Setembro está chegando com novidades para quem depende do Bolsa Família! O calendário do Bolsa Família 2025 já está disponível…
penteado com lenço conquistou espaço definitivo entre as tendências de beleza em 2025. Prático, versátil e cheio de personalidade, o…