A Prefeitura de Cuiabá, no Mato Grosso, está prestes a abrir as inscrições para mais uma etapa do programa Minha Casa Minha Vida.
Com 692 apartamentos previstos, a iniciativa promete beneficiar centenas de famílias de baixa renda da capital mato-grossense. A portaria que regulamenta o processo já está pronta para publicação, e o cadastramento deve ser lançado nos próximos dias.
As moradias serão distribuídas entre dois bairros:
A previsão de entrega é para agosto de 2026 (Comodoro) e setembro de 2026 (Tijucal).
O anúncio oficial foi feito após uma reunião no Palácio Alencastro entre o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini e a secretária municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Michelle Almeida Dreher Alves.
“Estamos empenhados em resolver a questão habitacional da nossa capital e realizar o sonho da casa própria para muitas famílias cuiabanas”, declarou o prefeito.
De acordo com as informações da prefeitura local, o processo de inscrição deve se iniciar no próximo dia 17 de junho e seguir até o dia 31 de julho de 2025.
Estas inscrições podem ser feitas de maneira online, através do portal Habitanet, e também de forma presencial, na Secretaria de habitação e na Secretaria da Mulher.
No caso específico do atendimento físico, é preciso lembrar que haverá um limite de 200 senhas por dia, sendo que 50 são preferenciais e outras 150 são gerais.
Ainda tomando como base as informações indicadas pela prefeitura de Cuiabá, é possível afirmar que estes apartamentos serão distribuídos para os grupos que cumprem todas as regras abaixo:
O processo seguirá as diretrizes do Ministério das Cidades, com prioridade para:
“Temos um compromisso com as mulheres que sustentam seus lares sozinhas. Essa prioridade é mais que justa, é necessária”, destacou Michelle.
Caso a demanda ultrapasse a quantidade de imóveis, haverá sorteio público. As famílias selecionadas serão notificadas por telefone, e-mail e WhatsApp.
A entrega de documentos será feita presencialmente para montagem do dossiê. A Caixa Econômica Federal fará a validação final
Denúncias de possíveis irregularidades poderão ser feitas por telefone ou pelo site da Ouvidoria da Prefeitura de Cuiabá. A prestação de informações falsas resultará em exclusão imediata do processo.
“Estamos fazendo tudo com responsabilidade e transparência, para garantir que quem realmente precisa seja atendido”, reforçou a secretária.
Como dito, o Minha Casa, Minha Vida passou por uma série de atualizações. Entre as principais novidades podemos citar:
O programa Minha Casa, minha Vida costuma despertar muita curiosidade entre os cidadãos brasileiros. Pensando nisso, separamos abaixo uma série de perguntas e respostas sobre o tema:
Sim, desde que não tenha outro financiamento ativo pelo SFH ou imóvel residencial no local de moradia atual ou futura.
A análise é feita pelas instituições financeiras, que indicam os documentos necessários.
Sim! Basta consultar a instituição financeira responsável pelo seu contrato.
É permitido, mas se vender antes de 5 anos, parte do subsídio deve ser devolvida.
Em meio a tantas opções de doramas, poucas tramas conseguem tocar o coração e inspirar mudanças como Chocolate. Com uma…
O Senado Federal aprovou, em votação simbólica na quarta-feira (27 de agosto de 2025), o Projeto de Lei 2628/2022, que…
O Auxílio Gás 2025 chega com uma proposta inovadora e mais abrangente, prometendo beneficiar quase 16 milhões de famílias brasileiras.…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (27 de agosto de 2025) o decreto que oficializa a…
Em meio à correria do dia a dia, enviar frases de boa noite para amigos é uma forma simples e…
A busca por segurança financeira leva muitos brasileiros a questionar se a contribuição ao INSS será suficiente para manter o…