Diversos

Transforme seu lar: Dicas cruciais para evitar quedas de idosos em casa

Com algumas mudanças simples e rápidas em sua casa, você pode evitar que um idoso sofra com quedas constantes em casa

Se você reside com algum idoso querido, certamente já se preocupou com uma possível queda do indivíduo. Afinal de contas, um simples acidente doméstico pode fazer com que você tenha uma grande dor de cabeça  no final das contas.

Os dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Saúde indicam que cerca de 30% dos idosos no Brasil sofrem com ao menos uma queda por ano, e essas quedas são a principal causa de acidentes fatais em pessoas com mais de 65 anos.

É impossível reduzir em 100% as chances de queda de idosos em uma casa comum. Contudo, existem algumas dicas que podem ser seguidas por qualquer pessoa e a qualquer momento para diminuir os riscos e fazer com que o seu idoso querido viva com mais qualidade por mais tempo.

Os fatores de risco

De acordo com os especialistas em geriatria, fatores como fraqueza muscular, problemas de visão, medicações que causam tontura e ambientes mal projetados são apenas alguns dos principais vilões dos idosos com mais de 65 anos de idade.

Isso significa que um ambiente seguro pode reduzir com força o risco de quedas, além de dar mais tranquilidade tanto para os idosos quanto para os seus familiares.

Dicas para evitar quedas em casa

  • organize o espaço

A primeira dica é organizar o espaço da sua casa para evitar que quedas aconteçam. É importante, por exemplo, utilizar apenas modelos antiderrapantes, ou retirar aqueles que não possuem esse tipo de característica.

Nesse sentido, outra dica é manter os corredores e áreas de passagens livres de móveis ou de objetos deixados no chão.

  • olho na iluminação

Outra dica importante é instalar lâmpadas mais fortes e de preferência automáticas nos corredores, escadas e banheiros.

Nesse sentido, também é uma boa dica usar luzes noturnas em quartos e banheiros para facilitar a mobilidade do idoso durante a noite.

  • Olho os banheiros

Considere, por exemplo, a possibilidade de instalar barras de apoio. Elas podem ser essenciais sobretudo na área próxima ao vaso sanitário e no box do chuveiro.

Outra dica específica para o banheiro é considerar a possibilidade de instalar bancos de banho para facilitar a higiene pessoal.

  • Atenção aos calçados

Outra dica importante é evitar usar chinelos soltos. Você pode comprar sapatos com solas antiderrapantes, e que oferecem uma estabilidade maior para o idoso.

Detalhes escondidos

Por último, mas não menos importante, também vale se certificar se os seus degraus e rampas contam com corrimãos firmes.

Além disso, você pode trabalhar para ajustar a altura de móveis para evitar que o idoso precise se curvar ou se esticar de maneira excessiva para pegar um determinado item, por exemplo.

Transforme seu lar: Dicas cruciais para evitar quedas de idosos em casa
Instalação de corrimão pode ser uma saída simples e que salva vidas. Imagem: YouTube

O que fazer em caso de queda do idoso

Como dito, as dicas acima são válidas para as pessoas que ainda não sofreram a queda, e que querem evitar que esse tipo de acidente ocorra com seus idosos.

Contudo, também é preciso atentar para as dicas para as pessoas que já passaram por essa situação, e não sabem o que fazer exatamente. Afinal, qual é o melhor procedimento que a família pode seguir na hora em que o idoso sofre um tipo de queda?

De acordo com os médicos especialistas na área, a primeira grande dica é manter a calma e não mover o idoso do lugar, a menos que ele esteja em situação de perigo iminente.

Outra dica importante é  verificar se existe algum sinal de alerta no cidadão, como uma certa confusão mental, vômitos, sonolência excessiva ou mesmo sangramento.

Se sim, é preciso acionar o Serviço Médico de Urgência, Samu, conhecido pelo número 192. Quanto mais cedo você ligar para a emergência, maiores são as chances de uma recuperação.

Especialistas alertam que é importante também manter a cabeça do idoso sempre elevada até que a ajuda chegue seja através do SAMU, ou de qualquer outro serviço de saúde que você tenha acionado.

Aecio de Paula

Formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em Direitos Humanos com foco em discurso de defesa das minorias sociais em processos eleitorais internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo