Séries e novelas antigas que mereciam voltar à TV em 2025
Veja quais são as novelas que foram sucesso na Globo!

Em 2025, ano em que a Globo comemora seus 60 anos de história, muitos telespectadores relembram com nostalgia as produções que marcaram época na televisão brasileira. A emissora tem resgatado obras que estavam guardadas em seus arquivos por décadas através do Projeto Resgate, com produções históricas que despertam memórias afetivas e conquista novas gerações de telespectadores. Conheça a seguir, algumas novelas que mereciam voltar à TV em 2025!
Roque Santeiro: a novela proibida que fez história
Exibida em 1985 após ser censurada em 1975 durante a ditadura militar, Roque Santeiro se tornou um fenômeno cultural. A trama de Dias Gomes, com seu personagem-título interpretado por José Wilker e a inesquecível viúva Porcina de Regina Duarte, merece voltar às telinhas para uma nova geração conhecer esse marco da teledramaturgia. Atualmente disponível no Globoplay Novelas (antigo canal VIVA).
Imagem: Reprodução/Extra Globo
Irmãos Coragem: o primeiro grande sucesso da teledramaturgia nacional
De autoria de Janete Clair e exibida originalmente em 1970, Irmãos Coragem está entre as produções mais antigas preservadas no acervo da Globo. Com 328 capítulos originais, apenas 130 estão preservados em um compacto que foi preparado para uma reprise nos anos 80. A história dos irmãos João (Tarcísio Meira), Jerônimo (Cláudio Cavalcanti) e Duda (Claudio Marzo) continua atual e poderia ganhar uma releitura contemporânea.
Imagem: Reprodução/ Acervo Globo
O Astro: o mistério que parou o Brasil
Exibida em 1977, O Astro foi um fenômeno de audiência, especialmente com o mistério “Quem matou Salomão Hayalla?”. Um remake da obra foi realizado em 2011, a assassina foi a própria Clô (Regina Duarte), mas a repercussão ficou muito longe do que foi visto na original.
Imagem: Reprodução/ Acervo Globo
Selva de Pedra: 100% de audiência
“Selva de Pedra” foi a única novela a atingir 100% de audiência na história da TV brasileira, sendo exibida após a proibição de “Roque Santeiro”. Escrita por Janete Clair, a trama original tinha 243 capítulos, mas, devido aos altos custos de fita, foi reduzida para 75 episódios. A história gira em torno de Cristiano Vilhena (Francisco Cuoco), um jovem ambicioso disposto a tudo para alcançar sucesso, até mesmo orquestrando um atentado contra sua esposa, Simone (Regina Duarte), para se casar com a milionária Fernanda (Dina Sfat). No entanto, Cristiano se arrepende e foge do altar, tornando-se alvo da vingança das duas mulheres.
Em 1986, a Globo produziu um remake de “Selva de Pedra” com Fernanda Torres e Tony Ramos nos papéis principais. No entanto, essa nova versão não conseguiu repetir o sucesso da original, não alcançando o mesmo nível de audiência e impacto.
Imagem: Reprodução/ Adoro Cinema
Maria, Maria: Trama no inicio do século 20
Em janeiro de 1978, a Globo exibiu “Maria, Maria”, a primeira novela de Manoel Carlos na emissora, marcada por uma trama que se passava no início do século 20, na Chapada Diamantina. A novela, com 119 capítulos preservados, foi um marco ao fugir do convencional.
Ao invés de ter a famosa protagonista Helena, como seria esperado em outras produções do autor, a protagonista foi Nívea Maria, que interpretou dois papéis: Maria Alves, ou Mariazinha, e Maria Dusá. Foi uma história longe do glamour do Leblon, mas com um enredo igualmente cativante e rico.
Imagem: Reprodução/ Na telinha UOL
Gostou de relembrar essas novelas? Descubra outras opções no portal Idosos Brasil que estão fazendo sucesso, e escolha a sua novela favorita para maratonar.