Bolsa Família

Sem aumento? Ministro desmente estudos sobre Bolsa Família

Após afirmar que Bolsa Família poderia ser elevado em 2025, Ministro voltou atrás

Na semana passada, o ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias causou um certo alvoroço nas redes sociais. O motivo: ele indicou que existiria um estudo para elevar os valores do Bolsa Família ainda nesse ano de 2025.

Contudo, depois de toda a expectativa criada, o fato é que o ministro voltou atrás dessa indicação e negou que exista qualquer tipo de análise em andamento para reajustar o valor do benefício nesse ano de 2025.

A declaração, aliás, foi divulgada por meio de nota na sexta-feira (7), esclarecendo mais uma vez que não há qualquer previsão de mudanças no valor do benefício.

O que disse o Ministro sobre o valor do Bolsa Família

Na nota, a assessoria de Wellington Dias afirma que não existe qualquer tipo de planejamento ou agenda para tratar do tema:

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, esclarece que não há nenhum estudo em andamento sobre o aumento do valor do benefício do Bolsa Família e nem agenda marcada para tratar do tema.”

Dias também ressaltou o compromisso do governo em manter o foco na proteção social:

“O trabalho do MDS continua focado em garantir a proteção social aos brasileiros e brasileiras em situação de vulnerabilidade, com o objetivo de superar a pobreza. Todas as ações deste Ministério são tomadas em conformidade com as diretrizes do governo federal, especialmente no que diz respeito à responsabilidade fiscal.”

Vale frisar que atualmente o Bolsa Família realiza pagamentos de R$ 600 base por grupo familiar. Esse é basicamente o mesmo valor que foi pago em 2024 e também em 2023.

Sem aumento? Ministro desmente estudos sobre Bolsa Família
Bolsa Família atende mais de 20 milhões de pessoas atualmente. Imagem: Agência Brasil

A reação do governo

O fato é que a declaração de Dias foi dada depois que o Ministério da Casa Civil questionou a fala do ministro. Em uma nota oficial, o Ministério da Fazenda também reforçou que o governo não tem estudos para aumentar o Bolsa Família.

“Esse tema não está na pauta do governo e não será discutido.”

Toda polêmica começou quando o ministro Wellington Dias foi questionado sobre a possibilidade do reajuste em uma entrevista à uma agência internacional na semana passada.

Na ocasião, o chefe da pasta indicou que o tema estava em análise e uma decisão poderia ser indicada até o mês de março de 2025.

“Está na mesa. A decisão vai ser tomada até o final de março.”

Naquela mesma entrevista, Wellington Dias também afirmou que enviaria um relatório sobre o impacto da inflação nos alimentos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos próximos meses.

“O principal problema já não é o câmbio. Temos que manter [o benefício no piso de] 40 dólares, que é o padrão internacional para o consumo. Nisso haverá pouca alteração. O problema é o preço do alimento, que teve essa elevação brusca do fim do ano passado para cá. É um ponto fora do planejado.”

O ministro ainda mencionou a necessidade de discutir alternativas dentro do governo para enfrentar o impacto da inflação nos beneficiários do Bolsa Família:

“Como nós trabalhamos com a perspectiva de um ano inteiro, vamos ter que reunir todo mundo da Caisan [Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional, administrada pela pasta] para tomar uma decisão dialogando com o presidente, porque isso repercute. Será um ajuste? Será um complemento na alimentação?”

Os pagamentos do Bolsa Família

Assim como aconteceu nos meses anteriores, os pagamentos do Bolsa Família são liberados nos 10 últimos dias úteis de fevereiro.

A única exceção é o mês de dezembro. Nesse caso, os repasses são feitos nos 10 últimos dias úteis antes das festas de natal e de Ano Novo.

Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Bolsa Família para esse mês de fevereiro de acordo com o governo federal:

  • NIS final 1: 17 de fevereiro
  • NIS final 2: 18 de fevereiro
  • NIS final 3: 19 de fevereiro
  • NIS final 4: 20 de fevereiro
  • NIS final 5: 21 de fevereiro
  • NIS final 6: 24 de fevereiro
  • NIS final 7: 25 de fevereiro
  • NIS final 8: 26 de fevereiro
  • NIS final 9: 27 de fevereiro
  • NIS final 0: 28 de fevereiro

Aecio de Paula

Formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em Direitos Humanos com foco em discurso de defesa das minorias sociais em processos eleitorais internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo