O saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é uma alternativa que dá aos trabalhadores a oportunidade de retirar uma parte do saldo de suas contas no seu mês de aniversário. Nesta terça-feira (17), o governo anunciou a liberação da segunda parcela do saldo retido, o que beneficia milhões de trabalhadores brasileiros que enfrentaram demissões. Você está entre esses?
Ao optar pelo saque-aniversário, o trabalhador pode retirar um valor que varia de 5% a 50% do saldo do FGTS, dependendo do valor disponível. O saque pode ser realizado a partir do mês do aniversário e fica disponível até o último dia útil do segundo mês subsequente. Caso o valor não seja retirado dentro desse prazo, ele retorna para a conta do FGTS.
Nesta terça-feira, o governo anunciou a liberação de R$ 6 bilhões para cerca de 8,1 milhões de trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário e tiveram seus contratos de trabalho suspensos ou rescindidos. Essa liberação é parte de um esforço para ajudar os trabalhadores que enfrentaram dificuldades financeiras devido à pandemia e outras crises econômicas.
Os trabalhadores que têm direito ao saque são aqueles que:
A liberação dos valores será feita de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. O calendário é o seguinte:
Os valores estarão disponíveis na conta bancária cadastrada para o saque do FGTS. Para verificar se a conta está cadastrada, o trabalhador pode utilizar o aplicativo FGTS. Caso não tenha feito o cadastro, o saque poderá ser realizado na própria Caixa Econômica Federal, ou em casas lotéricas.
Os valores estarão disponíveis até o dia 27 de junho de 2025. Após essa data, o dinheiro que não for sacado retornará para as contas vinculadas do FGTS.
Os trabalhadores podem consultar se têm direito ao saque por meio dos seguintes canais:
A Caixa Econômica Federal implementou a possibilidade de realizar saques do FGTS utilizando biometria nos terminais de autoatendimento. Essa novidade permite que trabalhadores que possuem registro biométrico possam retirar até R$ 3 mil sem a necessidade de apresentar o cartão ou digitar uma senha.
O saque-aniversário do FGTS é uma alternativa que pode ajudar muitos trabalhadores a enfrentarem dificuldades financeiras. Porém, é importante que os trabalhadores estejam cientes das consequências dessa escolha, especialmente em relação à perda do direito ao saque total em caso de demissão sem justa causa. E você? Tem direito ao saque do FGTS?
Em meio à correria do dia a dia, enviar frases de boa noite para amigos é uma forma simples e…
A busca por segurança financeira leva muitos brasileiros a questionar se a contribuição ao INSS será suficiente para manter o…
Nos últimos anos, as novelas turcas conhecidas como "dizis" se tornaram fenômenos de audiência no mundo todo. Com enredos envolventes,…
Setembro está chegando com novidades para quem depende do Bolsa Família! O calendário do Bolsa Família 2025 já está disponível…
penteado com lenço conquistou espaço definitivo entre as tendências de beleza em 2025. Prático, versátil e cheio de personalidade, o…
O Nubank trouxe uma novidade que promete facilitar a vida financeira de muitos brasileiros: o parcelamento de boletos diretamente pelo…