Quer se aposentar antes? Descubra os segredos da aposentadoria especial em 2025
Nem todo mundo sabe, mas com a aposentadoria especial é possível receber dinheiro da previdência mais cedo
Você já ouviu falar na aposentadoria especial? Trata-se de um benefício de caráter previdenciário concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para alguns trabalhadores brasileiros. O fato é que boa parte das pessoas sequer sabe que têm direito a esse tipo de benefício.
De acordo com as informações oficiais, a aposentadoria especial é voltada aos trabalhadores que exerceram atividades laborais expostas a agentes nocivos à saúde.
Esses agentes nocivos podem ser de natureza física ou mesmo biológica. Com uma exposição contínua a esses sistemas, o INSS considera uma redução do tempo necessário para a contribuição para a aposentadoria.
Quem pode receber a aposentadoria especial em 2025?
Segundo o INSS, têm direito a aposentadoria especial aqueles segurados que comprovarem o tempo de trabalho permanente, não ocasional nem intermitente, em condições que prejudicam a saúde ou a integridade física.
Abaixo, você pode conferir o tempo de contribuição exigido para cada caso:
- 15 anos: para atividades em mineração subterrânea, em frentes de produção com exposição a agentes físicos, químicos ou biológicos prejudiciais.
- 20 anos: para atividades em mineração subterrânea afastadas das frentes de produção ou para trabalhos com exposição a amianto (asbesto).
- 25 anos: para demais atividades laborais com exposição a agentes nocivos, como ruído, calor, substâncias químicas, entre outros.
Qual é a documentação exigida
Para solicitar a aposentadoria especial nesse ano de 2025 é necessário apresentar uma série de documentos que comprovem a exposição a esses tipos de agentes nocivos
O primeiro documento é o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), que é fornecido pelo próprio empregador. Nele, haverá um detalhamento das condições ambientais de trabalho e os agentes prejudiciais que estão presentes na vida do trabalhador.
Além desse documento, é possível que o INSS solicite outras bases como o Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT).
Como solicitar a aposentadoria especial em 2025
Para este ano de 2025, o processo de solicitação da aposentadoria especial não muda. Qualquer pessoa pode solicitar o saldo através do portal do Meu INSS. Veja no passo a passo abaixo:
- Acesse o Meu INSS: Entre no site meu.inss.gov.br ou utilize o aplicativo disponível para dispositivos móveis.
- Faça login ou cadastre-se: Utilize suas credenciais do gov.br para acessar. Caso não possua uma conta, siga as instruções para criar uma.
- Inicie um novo pedido: No menu principal, selecione a opção “Novo Pedido”.
- Selecione o tipo de aposentadoria: Procure por “Aposentadoria por Tempo de Contribuição” e selecione-a.
- Informe os períodos de atividade especial: Durante o preenchimento, indique os períodos em que trabalhou exposto a agentes nocivos e anexe os documentos comprobatórios, como o PPP e o LTCAT.
- Envie o requerimento: Após preencher todas as informações e anexar os documentos necessários, envie o pedido para análise.
Logo depois de todo esse procedimento, o próprio INSS vai analisar o documentação e vai solicitar informações adicionais, se julgar necessário.
O cidadão poderá acompanhar o andamento do pedido através do próprio portal do Meu INSS, ou ainda pela Central de Atendimento, disponível através do telefone 135.
INSS em janeiro
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do INSS para as pessoas que recebem o piso previdenciário nacional:
- Número final do benefício 1: 27 de janeiro
- Número final do benefício 2: 28 de janeiro
- Número final do benefício 3: 29 de janeiro
- Número final do benefício 4: 30 de janeiro
- Número final do benefício 5: 31 de janeiro
- Número final do benefício 6: 3 de fevereiro
- Número final do benefício 7: 4 de fevereiro
- Número final do benefício 8: 5 de fevereiro
- Número final do benefício 9: 6 de fevereiro
- Número final do benefício 0: 7 de fevereiro
Agora, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do INSS para as pessoas que recebem qualquer valor acima do piso previdenciário nacional:
- Final 1 e 6: 3 de fevereiro de 2025
- Final 2 e 7: 4 de fevereiro de 2025
- Final 3 e 8: 5 de fevereiro de 2025
- Final 4 e 9: 6 de fevereiro de 2025
- Final 5 e 0: 7 de fevereiro de 2025