Diversos

Quem disse que brincadeira é só para criança? Ideias para curtir com seus netos

veja dicas de brincadeiras que podem unir avós e netos nesta época de férias

Em tempos de alta tecnologia, é cada vez mais difícil para os avós conseguir brincar com seus netos. Afinal de contas, as crianças estão cada vez mais próximas dos seus celulares, tablets e notebooks e acabam esquecendo de brincar de maneira natural com outras pessoas.

Nesse sentido, é comum que muitos idosos encontrem dificuldades para conseguir buscar brincadeiras que possam fazer com que os seus netos se sintam entretidos, e felizes nesse momento.

A boa notícia é que existem dicas seguras e criativas para que você consiga encantar o seu neto e passar mais tempo com ele sobretudo nesse momento de férias, e nenhuma dessas dicas exige a presença de um celular.

Esconde-esconde

Você certamente já brincou de esconde-esconde, mas é possível que o seu neto nem saiba o que é isso. Trata-se de uma das brincadeiras mais tradicionais e adoradas por várias gerações.

Essa atividade é simples, e cheia de diversão e pode ser realizada em qualquer lugar da sua casa, ou mesmo no quintal

Como brincar:

  • Escolha um local seguro onde todos possam se esconder, como atrás de móveis ou de uma árvore no jardim.
  • Um dos participantes fecha os olhos enquanto conta até 20 (ou um número maior, dependendo da idade das crianças).
  • Enquanto isso, os outros se escondem.
  • Quem for encontrado primeiro, ou quem ficar por último, pode ser o próximo a contar.

Benefícios:  brincar de esconde-esconde é uma ótima maneira de gastar energia.  Além disso, essa brincadeira estimula a criatividade e a percepção espacial, enquanto reforça a confiança e a colaboração entre os avós e os netos.

Fábrica de papel

Uma outra atividade criativa e bem educativa pode ser feita com papéis coloridos, uma tesoura e cola. Basta usar a sua imaginação para desenvolver as habilidades motoras finas e a percepção de cores e formas.

Como brincar:

  • Pegue pedaços de papéis coloridos e corte-os em formas geométricas (círculos, quadrados, triângulos).
  • Peça para as crianças identificarem as formas e as cores.
  • Use esses recortes para criar imagens ou colagens.
  • Se os netos forem mais velhos, desafie-os a fazer desenhos ou criar cenários com as formas.

Benefícios:  de acordo com especialistas, esse é um tipo de brincadeira que estimula a coordenação motora tanto nos avós como nos netos. Além disso, você vai ganhar pontos na percepção de formas, além de incentivar a criatividade dos pequenos.

Quem disse que brincadeira é só para criança? Ideias para curtir com seus netos
Brincadeiras com papel estimulam a criatividade. Imagem: Fotos Públicas

Pintura e desenho

Falando em criatividade, uma outra dica é colocar os netos para pintar e desenhar. Esse tipo de brincadeira ajuda as crianças a espessarem suas ideias através dos desenhos.

Como brincar:

  • Providencie tintas, pincéis, lápis de cor ou giz de cera.
  • Crie uma temática para os desenhos, como “animais da fazenda” ou “meu dia perfeito”.
  • Deixe que os netos soltem a imaginação, enquanto você acompanha com entusiasmo o processo criativo.

Benefícios:  esse é um tipo de brincadeira que ajuda a melhorar a coordenação motora e a expressão emocional das crianças. Além disso, também é uma maneira maravilhosa de criar lembranças que vão ficar para o futuro.

Contação de histórias

Não quer gastar dinheiro? Uma dica eficaz é entreter as crianças contando histórias. Com seus netos, você pode criar causos ou contar aqueles casos que marcaram a sua infância

Como brincar:

  • Sente-se com seus netos e comece a narrar uma história. Seja com um conto tradicional, como “A Bela e a Fera”, ou uma história inventada por você.
  • Para tornar a atividade mais divertida, use diferentes vozes e expressões faciais.
  • Envolva os netos na história, fazendo perguntas como “E o que você acha que vai acontecer agora?” ou incentivando-os a inventar uma parte da narrativa.

Benefícios: O grande benefício dessa brincadeira é estimular a imaginação. Mas para além disso, contar histórias aprimora o vocabulário das crianças, desenvolve habilidades cognitivas e oferece uma oportunidade única de transmitir valores e ensinamentos.

Aecio de Paula

Formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em Direitos Humanos com foco em discurso de defesa das minorias sociais em processos eleitorais internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo