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Qual é o WhatsApp do INSS? Fique por dentro dos canais de comunicação do Instituto

Descubra como esse canais podem agilizar o acesso às informações que você precisa.

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O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o órgão responsável por assegurar os direitos de quem contribui com a Previdência no Brasil, oferecendo suporte a aposentados, pensionistas e demais segurados. Para tornar o atendimento mais prático e garantir que os beneficiários estejam sempre bem informados, o INSS disponibiliza diversos canais de comunicação oficiais.

A seguir, você vai conhecer quais são esses canais e como cada um deles pode tornar mais simples o acesso às informações que você precisa no dia a dia.

Como acessar o canal oficial do INSS no WhatsApp

Agora é oficial: o INSS está no WhatsApp com um canal exclusivo para compartilhar informações seguras e atualizadas. Por lá, você encontra vídeos explicativos, orientações importantes, alertas e novidades diretamente da Previdência Social.

É importante destacar: o canal oficial do INSS no WhatsApp é somente informativo, ele não realiza atendimentos individuais, nem responde mensagens.

Fique atento: o INSS não presta nenhum tipo de atendimento por WhatsApp. Portanto, se você receber mensagens diretas em nome do INSS, não responda. Isso é sinal de tentativa de fraude.

WhatsApp do INSS: existe algum número oficial?

Como falar com o INSS: veja os canais oficiais de atendimento.
Imagem: Agência Brasil

O INSS não realiza atendimento individual pelo WhatsApp e, por isso, não existe nenhum número oficial para contato direto. Infelizmente, muitas pessoas acabam sendo vítimas de golpes, acreditando em mensagens enviadas por números falsos que se passam pela instituição e solicitam dados pessoais.

O único canal oficial no WhatsApp é um perfil verificado, com selo verde, usado apenas para envio de informações institucionais e comunicados importantes. Fique atento e nunca compartilhe seus dados com números desconhecidos.

Canais de comunicação do INSS

Se você precisa resolver algo específico relacionado ao seu benefício, o canal mais indicado é a Central de Atendimento 135. Por esse número, você pode usar o autoatendimento para consultar a situação da sua perícia, verificar o andamento de benefícios, conferir a Certidão de Tempo de Contribuição, entre outros serviços.

Há ainda a opção de atendimento com um agente, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. Nesse atendimento, você consegue agendar serviços, solicitar benefícios e atualizar seus dados cadastrais com mais segurança e orientação.

O número 135 é gratuito quando a ligação é feita de telefone fixo, e tem custo de ligação local quando feita por celular.

Além disso, pelo portal ou aplicativo Meu INSS, você consegue resolver diversas pendências, incluindo a solicitação de correção em casos de descontos indevidos.

Recebeu descontos indevidos no INSS? Veja o que fazer

Ainda existe um número 0800 do INSS?

Atualmente, o INSS não utiliza mais nenhum número 0800 para atendimento ao público. Todas as ligações devem ser feitas exclusivamente para o número 135, que é o canal oficial.

É importante saber que o antigo número 0800 728 0191 foi desativado e não deve ser usado. Fique atento e sempre utilize os canais corretos para evitar erros ou cair em possíveis golpes.

Quem pode usar o telefone 135 do INSS?

Qualquer pessoa que precise de informações ou serviços da Previdência Social pode utilizar o número 135. Isso inclui aposentados, pensionistas, quem está solicitando algum benefício e também segurados como Microempreendedores Individuais (MEIs) e contribuintes individuais.

Criado para facilitar o acesso da população aos serviços do INSS, esse canal telefônico é uma forma rápida e prática de resolver pendências ou esclarecer dúvidas.

Pelo telefone, é possível acessar dados ligados ao seu CPF ou até mesmo de outra pessoa desde que você tenha as informações necessárias e que a consulta esteja dentro das permissões legais.

O que você precisa para ser atendido?

Para agilizar o atendimento na Central 135, tenha em mãos os seguintes dados:

  • CPF da pessoa que será atendida
  • Data de nascimento
  • Número do benefício (se houver)
  • NIS, PIS ou NIT
  • CPF ou CNPJ do empregador (em casos relacionados a vínculos empregatícios)

Com essas informações, você garante um atendimento mais rápido, eficiente e seguro.

Gabriela Machado

Graduada em Pedagogia pela UESC(Universidade Estadual de Santa Cruz). Redatora do grupo Sena Online.

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