Depois de muita polêmica envolvendo o retorno da exigência da prova de vida nesse ano de 2025, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) decidiu tomar uma nova decisão nessa quarta-feira (15).
De acordo com a autarquia, o Instituto deverá reeditar a portaria que garante a não suspensão e o não bloqueio de benefícios previdenciários e sociais por falta da prova de vida no decorrer desse ano de 2025.
Essa portaria estava valendo durante todo o ano de 2024, mais expirou em 31 de dezembro do ano passado. Assim, em tese, os segurados precisariam voltar a ter que realizar a prova de vida para não perderem o direito de receber os seus benefícios previdenciários em 2025.
Contudo, o INSS decidiu mudar esse entendimento, e agora afirma que os segurados não precisam se preocupar com a realização do procedimento, porque ninguém vai perder o direito de receber os seus benefícios previdenciários por causa da falta da prova da vida.
A prova de vida é um procedimento realizado todos os anos pelo INSS para comprovar que os beneficiários estão vivos e que precisam seguir recebendo seus benefícios ou auxílios.
Desde 2023, no entanto, o INSS vem suspendendo os cortes dos benefícios por esses motivos. Note que você ainda pode perder o direito de receber um determinado benefício previdenciário, mas não por causa da falta de prova de vida.
Nos últimos anos. o procedimento da prova de vida não precisa mais ser feito pelo segurado, mas pelo próprio INSS. A instituição passou a ficar responsável por comprovar que o cidadão está vivo e que ele deve seguir recebendo um determinado benefício.
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do INSS para as pessoas que recebem o piso previdenciário nacional:
Agora, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do INSS para as pessoas que recebem qualquer valor acima do piso previdenciário nacional:
Para este ano de 2025, o governo federal já estabeleceu que o aumento dos pagamentos do INSS vai considerar a inflação desse ano de 2024, e o Produto Interno Bruto (PIB) de 2 anos antes, considerando uma limitação de 2,5% ao ano.
Ficou difícil de entender? Não tem problema. Na prática, estamos falando que o piso previdenciário nacional vai passar dos R$ 1.412 para R$ 1.518 a partir de 2025.
Para 2025, o governo federal ainda não divulgou oficialmente a data de pagamento do 13º salário para os aposentados e pensionistas. A expectativa, no entanto, é que o poder executivo mantenha a prática de antecipação do pagamento, como tem ocorrido nos últimos anos.
O 13º salário é um saldo pago todos os anos para os segurados que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-reclusão ou salário-maternidade.
Normalmente, esse benefício é dividido em duas parcelas: a primeira delas geralmente corresponde a 50% do valor total, enquanto a segunda pode incluir descontos previstos como o imposto de renda, por exemplo.
Em caso de dúvidas específicas sobre os pagamentos do seu 13º salário do INSS, a dica é entrar em contato com a autarquia através dos canais oficiais como o site e aplicativo do Meu INSS.
O Auxílio Gás 2025 chega com uma proposta inovadora e mais abrangente, prometendo beneficiar quase 16 milhões de famílias brasileiras.…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (27 de agosto de 2025) o decreto que oficializa a…
Em meio à correria do dia a dia, enviar frases de boa noite para amigos é uma forma simples e…
A busca por segurança financeira leva muitos brasileiros a questionar se a contribuição ao INSS será suficiente para manter o…
Nos últimos anos, as novelas turcas conhecidas como "dizis" se tornaram fenômenos de audiência no mundo todo. Com enredos envolventes,…
Setembro está chegando com novidades para quem depende do Bolsa Família! O calendário do Bolsa Família 2025 já está disponível…