O tempo está correndo para servidores públicos federais, aposentados e pensionistas do Poder Executivo da União. Até o dia 30 de abril, todos devem concluir a Validação Cadastral Anual.
Trata-se de uma exigência que, embora simples, pode gerar problemas sérios se for ignorada. Por isso, é importante prestar atenção aos prazos para não se perder.
De acordo com as informações oficiais, a atualização deve ser feita exclusivamente pela plataforma SouGov.br, disponível no site oficial ou no aplicativo para celular (iOS e Android).
A medida começou a valer no dia 1º de março e integra a política de gestão de pessoas do governo federal. Precisam atualizar o cadastro:
Para além de evitar maiores problemas com a sua conta, atualizar os dados cadastrais pode ser importante para:
A grande novidade deste ano é que aposentados e pensionistas com a prova de vida pendente poderão realizá-la logo após a validação cadastral, sem necessidade de iniciar outro processo.
Apesar de parecer burocrático, o procedimento é simples e pode ser feito em quatro etapas rápidas, São elas:
A plataforma é intuitiva, mas, se você encontrar qualquer dificuldade, o ideal é pedir ajuda a familiares ou pessoas de confiança. O importante é não deixar para a última hora.
Deixar para validar apenas no último momento pode ser perigoso porque o sistema pode apresentar falhas em decorrência do alto número de acessos ao mesmo tempo.
Se você faz parte do grupo de aposentados que precisa validar o cadastro e não realizar o procedimento até o final do prazo, poderá ter que enfrentar algumas consequências de caráter administrativo como:
Com a movimentação digital, criminosos têm se aproveitado da ocasião para aplicar golpes.
Por isso, agora mais do que nunca, é preciso atentar para mensagens falsas que são recebidas por e-mail, SMS ou WhatsApp que peçam dados sigilosos ou direcionem para links suspeitos.
O governo federal já alertou que toda a atualização deve ser feita apenas no SouGov.br. Desconfie de qualquer outro canal.
Na última semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou que os segurados do INSS terão o direito de receber o 13º salário de maneira antecipada. Os repasses serão divididos em duas parcelas, sendo que:
O pagamento segue o número final do benefício, sem o dígito verificador.
Primeira parcela para quem recebe um salário mínimo (R$ 1.518):
Primeira parcela para quem recebe qualquer valor acima de um salário mínimo:
Segunda parcela para quem recebe um salário mínimo (R$ 1.518)
Segunda parcela para quem recebe acima do salário mínimo:
O Senado Federal aprovou, em votação simbólica na quarta-feira (27 de agosto de 2025), o Projeto de Lei 2628/2022, que…
O Auxílio Gás 2025 chega com uma proposta inovadora e mais abrangente, prometendo beneficiar quase 16 milhões de famílias brasileiras.…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (27 de agosto de 2025) o decreto que oficializa a…
Em meio à correria do dia a dia, enviar frases de boa noite para amigos é uma forma simples e…
A busca por segurança financeira leva muitos brasileiros a questionar se a contribuição ao INSS será suficiente para manter o…
Nos últimos anos, as novelas turcas conhecidas como "dizis" se tornaram fenômenos de audiência no mundo todo. Com enredos envolventes,…