A memória é uma habilidade cognitiva importante para o aprendizado, para a tomada de decisões e até mesmo para o desempenho diário. Existem várias opções naturais que podem ajudar a melhorar a memória e a concentração. Diversos estudos científicos comprovam que certos chás têm efeitos benéficos no cérebro. A seguir, serão apresentados os chás mais eficazes para turbinar a memória, de acordo com a ciência.
A sálvia tem sido amplamente estudada por suas propriedades cognitivas. Pesquisas mostram que o consumo de chá de sálvia pode aumentar os níveis de acetilcolina no cérebro. Esse neurotransmissor é fundamental para a memória e o aprendizado.
Um artigo publicado na revista Pharmaceuticals analisa os efeitos do chá de sálvia (Salvia lavandulaefolia) na melhoria da memória e da função cognitiva. Esse estudo indica que o consumo regular dessa planta pode melhorar a memória de curto e longo prazo, além de aumentar a atenção e a capacidade de concentração. Mas também reafirmam que mais estudos devem ser realizados.
O alecrim vai além de um simples tempero. Cientistas descobriram que ele possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a proteger os neurônios. O ácido carnósico, encontrado no alecrim, tem mostrado efeitos neuroprotetores que auxiliam na manutenção da saúde cerebral.
Pesquisas sugerem que o consumo regular do chá de alecrim pode ajudar a melhorar a memória e proteger o cérebro contra doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. Um estudo realizado pela Universidade de Northumbria, no Reino Unido, demonstrou que o aroma de alecrim pode melhorar a memória e a concentração durante tarefas cognitivas.
Também chamada de erva-cidreira, é conhecida por suas propriedades relaxantes. Embora seus efeitos diretos sobre a memória ainda sejam pouco estudados, ela pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, fatores que prejudicam a capacidade de concentração.
A redução do estresse por meio do chá de melissa pode criar um ambiente mental mais adequado para o aumento do foco e da clareza. Alguns estudos sugerem que o consumo de melissa pode melhorar a qualidade do sono e, consequentemente, beneficiar a memória de longo prazo.
Para preparar o chá de sálvia, ferva uma xícara de água (aproximadamente 250 ml). Quando a água estiver em ebulição, adicione uma colher de chá de folhas secas de sálvia. Deixe em infusão por 5 a 10 minutos, dependendo da intensidade que preferir. Após esse tempo, coe as folhas e beba. Esse chá pode ser consumido uma vez por dia, preferencialmente pela manhã ou no início da tarde.
Coloque uma colher de chá de alecrim seco (ou um ramo pequeno de alecrim fresco) em uma xícara de água fervente. Deixe a infusão por 5 a 10 minutos, dependendo da intensidade desejada. Após esse tempo, coe e beba. O chá de alecrim pode ser consumido até duas vezes ao dia, geralmente pela manhã ou à tarde.
Adicione algumas folhas frescas ou secas de melissa em uma xícara de água quente. Espere descansar cerca de 5 minutos e coe antes de beber. Esse chá pode ser ingerido antes de dormir, pois suas propriedades calmantes ajudam a promover um sono de qualidade.
Investir em chás que favorecem a memória é uma ótima maneira natural de cuidar da saúde mental. Com base nas evidências científicas que comprovam seus benefícios são excelentes opções para quem deseja melhorar a concentração e a memória.
Contudo, não se esqueça que uma vida equilibrada, com alimentação saudável e exercícios físicos, também é importante para uma boa saúde cerebral. Antes de iniciar qualquer tratamento natural, consulte um especialista.
O Senado Federal aprovou, em votação simbólica na quarta-feira (27 de agosto de 2025), o Projeto de Lei 2628/2022, que…
O Auxílio Gás 2025 chega com uma proposta inovadora e mais abrangente, prometendo beneficiar quase 16 milhões de famílias brasileiras.…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (27 de agosto de 2025) o decreto que oficializa a…
Em meio à correria do dia a dia, enviar frases de boa noite para amigos é uma forma simples e…
A busca por segurança financeira leva muitos brasileiros a questionar se a contribuição ao INSS será suficiente para manter o…
Nos últimos anos, as novelas turcas conhecidas como "dizis" se tornaram fenômenos de audiência no mundo todo. Com enredos envolventes,…