Em agosto, o INSS vai iniciar o pente-fino do BPC (Benefício de Prestação Continuada). O foco da iniciativa é fazer a revisão do cadastro de todos os beneficiários e bloquear aqueles que não atendem às exigências.
Por isso, é importante ficar atento ao seu cadastro e situação familiar para saber se estará incluído nessa nova rodada.
Nos últimos anos, o INSS teve uma explosão de concessões do BPC, fazendo com que milhões de novos benefícios fossem pagos.
Dessa forma, com a recente pressão para reduzir os gastos e se adequar ao teto fiscal, a previdência social vai fazer uma análise dos cadastros. O objetivo é saber se alguém está recebendo o benefício de forma indevida.
Assim sendo, a partir de agosto, o INSS vai convocar cerca de 800 mil beneficiários do BPC para a realização de perícia e avaliação documental.
Porém, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, ressaltou que não é necessário pânico entre os beneficiários. Isso porque a convocação vai notificar os beneficiários para comparecer ao INSS e comprovar que atende aos requisitos de recebimento.
“Não é preciso ter pânico. Os casos serão analisados com base no cruzamento de dados, e as pessoas chamadas deverão comprovar a necessidade do benefício para que o pagamento continue”, destacou Stefanutto.
O principal foco do INSS é identificar fraudes, irregularidades e pessoas que recebem o BPC sem se enquadrar em suas exigências. Nesse sentido, veja quem corre o risco de perder o benefício:
O BPC é uma assistência para as pessoas de baixa renda que se enquadram nos seguintes critérios:
As pessoas que seguem essas regras podem fazer a solicitação e ter direito ao benefício mensal de um salário mínimo.
Dessa forma, o BPC funciona como uma forma de aposentadoria. No entanto, não é necessário ter contribuído para o INSS para receber. Da mesma forma, o benefício também não dá direito ao 13º salário.
O processo de solicitação do BPC é simples e fácil, sendo necessário apenas ter acesso a internet. Mas, antes de fazer o pedido ao INSS, o interessado deve se cadastrar no CadÚnico.
Para isso, basta procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo, portando os seus documentos pessoais.
Depois, basta seguir o passo a passo para solicitar o BPC:
Após a solicitação, as pessoas com deficiência ainda terão que passar pela perícia médica, na data e horário marcados durante o pedido. Por outro lado, os idosos com 65 anos ou mais precisam apenas aguardar a aprovação do benefício.
Em ambos os casos, os beneficiários poderão acompanhar o andamento do seu pedido pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (27 de agosto de 2025) o decreto que oficializa a…
Em meio à correria do dia a dia, enviar frases de boa noite para amigos é uma forma simples e…
A busca por segurança financeira leva muitos brasileiros a questionar se a contribuição ao INSS será suficiente para manter o…
Nos últimos anos, as novelas turcas conhecidas como "dizis" se tornaram fenômenos de audiência no mundo todo. Com enredos envolventes,…
Setembro está chegando com novidades para quem depende do Bolsa Família! O calendário do Bolsa Família 2025 já está disponível…
penteado com lenço conquistou espaço definitivo entre as tendências de beleza em 2025. Prático, versátil e cheio de personalidade, o…