Pente-fino do BPC: saiba quem vai ter o benefício BLOQUEADO em agosto
Saiba quem corre o risco de perder o BPC em agosto
Em agosto, o INSS vai iniciar o pente-fino do BPC (Benefício de Prestação Continuada). O foco da iniciativa é fazer a revisão do cadastro de todos os beneficiários e bloquear aqueles que não atendem às exigências.
Por isso, é importante ficar atento ao seu cadastro e situação familiar para saber se estará incluído nessa nova rodada.
Por que o INSS vai fazer o pente-fino do BPC?
Nos últimos anos, o INSS teve uma explosão de concessões do BPC, fazendo com que milhões de novos benefícios fossem pagos.
Dessa forma, com a recente pressão para reduzir os gastos e se adequar ao teto fiscal, a previdência social vai fazer uma análise dos cadastros. O objetivo é saber se alguém está recebendo o benefício de forma indevida.
Assim sendo, a partir de agosto, o INSS vai convocar cerca de 800 mil beneficiários do BPC para a realização de perícia e avaliação documental.
Porém, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, ressaltou que não é necessário pânico entre os beneficiários. Isso porque a convocação vai notificar os beneficiários para comparecer ao INSS e comprovar que atende aos requisitos de recebimento.
“Não é preciso ter pânico. Os casos serão analisados com base no cruzamento de dados, e as pessoas chamadas deverão comprovar a necessidade do benefício para que o pagamento continue”, destacou Stefanutto.
Quem corre o risco de perder o benefício?
O principal foco do INSS é identificar fraudes, irregularidades e pessoas que recebem o BPC sem se enquadrar em suas exigências. Nesse sentido, veja quem corre o risco de perder o benefício:
- Famílias com renda superior 1/4 do salário mínimo por pessoa;
- Pessoas com deficiência que não estão incapacitadas para as suas atividades laborais;
- Benefício que continua a ser pago mesmo quando o titular já faleceu;
- Pessoas com cadastro irregular;
- Beneficiários que não estão com o CadÚnico atualizado também correm o risco de ter o benefício bloqueado.
O que é e como funciona o BPC?
O BPC é uma assistência para as pessoas de baixa renda que se enquadram nos seguintes critérios:
- Idoso com 65 anos ou mais;
- Pessoa com deficiência de qualquer idade;
- Família com renda mensal de até 1/4 do salário mínimo por pessoa;
- Famílias que estão com o CadÚnico atualizado.
As pessoas que seguem essas regras podem fazer a solicitação e ter direito ao benefício mensal de um salário mínimo.
Dessa forma, o BPC funciona como uma forma de aposentadoria. No entanto, não é necessário ter contribuído para o INSS para receber. Da mesma forma, o benefício também não dá direito ao 13º salário.
Como solicitar o BPC?
O processo de solicitação do BPC é simples e fácil, sendo necessário apenas ter acesso a internet. Mas, antes de fazer o pedido ao INSS, o interessado deve se cadastrar no CadÚnico.
Para isso, basta procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo, portando os seus documentos pessoais.
Depois, basta seguir o passo a passo para solicitar o BPC:
- Primeiro, acesso o site ou aplicativo Meu INSS;
- Faça o login utilizando o CPF e senha do gov.br. Caso ainda não possua, é possível fazer o cadastro na própria plataforma;
- Ao entrar na página inicial, selecione a opção “Agendamentos/Solicitações”;
- Depois clique em “Novo requerimento”;
- Na barra de pesquisa digite “BPC”;
- Selecione a opção “Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência” ou “Benefício Assistencial ao Idoso”, conforme o seu caso;
- Preencha os dados solicitados e anexe os documentos necessários.
Após a solicitação, as pessoas com deficiência ainda terão que passar pela perícia médica, na data e horário marcados durante o pedido. Por outro lado, os idosos com 65 anos ou mais precisam apenas aguardar a aprovação do benefício.
Em ambos os casos, os beneficiários poderão acompanhar o andamento do seu pedido pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.