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Pedido indeferido pelo INSS? Veja como resolver de forma rápida

Muitos cidadãos que desejam entrar em um benefício do INSS querem saber como recorrer de um indeferimento

Quando se entra com uma solicitação para receber um benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) logicamente qualquer cidadão fica na expectativa por um resultado. E quando a resposta é negativa, naturalmente há um baque.

O que nem todo mundo sabe é que mesmo depois do indeferimento do pedido pelo INSS, existem casos em que o cidadão pode recorrer, e voltar a ter uma chance de receber um determinado benefício. Mas é preciso realizar esse procedimento da maneira correta.

O que significa ter um benefício indeferido pelo INSS

Quando o pedido é indeferido pelo INSS, significa que ele foi negado. Isso pode acontecer por uma série de motivos, como:

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  • Falta de contribuição ao INSS em determinado período;
  • Não cumprimento do tempo de carência exigido para o benefício;
  • Documentação incompleta ou incorreta;
  • Erro interno do próprio INSS.

Como dito, embora este seja um cenário frustrante, o fato é que existe a possibilidade de recorrer dessa decisão dentro do próprio sistema do INSS. 

Como consultar o status de solicitação do INSS

Mas, antes de tomar qualquer decisão, é muito importante verificar o status do seu pedido. E esse procedimento pode ser feito sem sair de casa, de duas maneiras:

Pelo aplicativo Meu INSS:

  1. Acesse o app e faça login com sua conta gov.br;
  2. No menu inicial, clique em “Consultar pedidos”;
  3. Verifique o status do seu benefício.

Pelo site do INSS:

  1. Acesse o portal do INSS;
  2. Faça login com sua conta gov.br;
  3. Entre na aba “Consultar pedidos” e verifique sua solicitação.

Para não ficar perdido no processo, conheça os principais status que seu pedido pode apresentar:

  • Agendamento realizado: Pedido recebido pelo INSS e agendado para análise.
  • Pré-habilitado: O INSS recebeu sua solicitação, mas ainda não iniciou a avaliação.
  • Habilitado: Pedido em análise com revisão da documentação.
  • Em análise CEAB ou CEAP: O processo está sendo revisado por uma central especializada.
  • Exigência: Algum documento ou informação está pendente para continuar o processo.
  • Deferido/concedido: O benefício foi aprovado e o pagamento será realizado em até 15 dias.
  • Indeferido: O pedido foi negado, sendo possível recorrer.
  • Indeferido parcialmente: Parte do pedido foi aceita, mas outra parte foi recusada, exigindo complementação.

Como recorrer do indeferimento do INSS

Agora que você já sabe identificar todos os tipos de indeferimento pelo INSS, já pode entrar com um recurso administrativo diretamente no site ou aplicativo do Meu INSS. Veja no passo a passo:

  1. Acesse o portal ou app Meu INSS e faça login;
  2. Selecione a opção “Recurso”;
  3. Preencha as informações solicitadas e anexe os documentos necessários;
  4. Explique os motivos do recurso e finalize a solicitação.

Agora, basta acompanhar o andamento do processo e aguardar a nova decisão do INSS.

Pedido indeferido pelo INSS? Veja como resolver de forma rápida
Consulta pode ser feita sem sair de casa. imagem: Agência Brasil

Quanto ganha um segurado do INSS

A partir deste mês de janeiro, os benefícios do INSS são pagos com os valores reajustados. O patamar mínimo passou a ser de R$ 1.518, que é o mesmo valor do salário mínimo. Trata-se de aumento um pouco mais de 7,5%.

Já o patamar máximo passou para R$ 8.157,41. Esse valor corresponde a um aumento de 4,5% em relação ao que se registrava ano passado, e leva em consideração o patamar da inflação medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Qualquer segurado do INSS já pode consultar os valores que serão depositados em sua conta nesse mês de janeiro. Para tanto, não é preciso sair de casa. Basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o Meu INSS:
    • Pelo site: meu.inss.gov.br
    • Pelo aplicativo, disponível para Android e iOS.
  2. Realize o Login:
    • Use seu CPF e senha cadastrada. Caso ainda não tenha uma conta, é possível criar uma rapidamente no próprio sistema.
  3. Clique em “Extrato de Pagamento”:
    • Essa opção permite visualizar o valor atualizado do benefício, incluindo o reajuste aplicado.
  4. Verifique os Detalhes:
    • Confira o valor bruto, os descontos e o valor líquido a ser recebido.

Aecio de Paula

Formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em Direitos Humanos com foco em discurso de defesa das minorias sociais em processos eleitorais internacionais.

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