Responda a seguinte pergunta: você costuma ter problemas na hora de acessar serviços remotos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)? Se a sua resposta for sim, saiba que você não está sozinho.
Os sistemas do INSS ficaram mais de dois meses fora do ar entre agosto de 2023 e dezembro de 2024, acumulando um total de 1.466 horas de instabilidade. A informação foi confirmada pelo próprio Ministério da Previdência.
A situação tem impactado diretamente os segurados, que enfrentam uma fila de quase 2 milhões de pedidos de benefícios. A Dataprev, estatal responsável pela gestão dos sistemas, minimiza os problemas e afirma que falhas são “naturais” no processo tecnológico.
Em entrevista concedida nesta semana, o presidente da Dataprev, Rodrigo Assunpção, disse que os problemas realmente existem, mas defendeu que estes movimentos fazem parte de um processo de modernização dos sistemas.
“Se a gente tortura os números, eles confessam qualquer coisa. São mais de 400 sistemas com níveis de criticidade distintos”, afirma Assumpção.
Ele destaca que a transição para novas tecnologias pode gerar períodos de instabilidade, mas que isso faz parte de um processo necessário para garantir sistemas mais eficientes no futuro.
Fato é que os problemas técnicos envolvendo os sistemas do INSS seguem sendo registrados. No início de fevereiro deste ano, por exemplo, um erro causou lentidão em uma ferramenta usada pelos servidores do INSS.
Para além destes problemas técnicos, a Dataprev também se envolveu em algumas polêmicas, como a emissão de laudos médicos com os dizeres “blá blá blá” no campo destinado às justificativas dos peritos.
Você não precisa sair de casa para consultar os valores disponíveis em sua conta do INSS para esse mês de março. A verificação pode ser feita de duas formas remotas:
Se você concorda com o valor que está disposto no site ou aplicativo do Meu INSS, não há mais nada o que fazer. Nesse caso, basta esperar para que o saldo seja depositado em sua conta na data planejada.
Mas caso você perceba a presença de algum erro ou desconto indevido no seu benefício, é importante tomar as seguintes providências:
Em todos os casos, é muito importante realizar a consulta ao INSS com antecedência para verificar se os valores projetados em sua conta estão corretos. Em caso de alguma dúvida específica, o INSS disponibiliza diversos canais de atendimento para auxiliá-lo da melhor maneira possível.
Consultar os valores com antecedência também pode ser importante para que você consiga se programar da melhor maneira possível do ponto de vista orçamentário. Afinal de contas, você vai saber quanto vai poder gastar nesse mês de janeiro considerando o valor que você vai receber.
Para este ano de 2025, o governo federal já estabeleceu que o aumento dos pagamentos do INSS vai considerar a inflação desse ano de 2024, e o Produto Interno Bruto (PIB) de 2 anos antes, considerando uma limitação de 2,5% ao ano.
Ficou difícil de entender? Não tem problema. Na prática, estamos falando que o piso previdenciário nacional vai passar dos R$ 1.412 para R$ 1.518 a partir de 2025.
Em meio à correria do dia a dia, enviar frases de boa noite para amigos é uma forma simples e…
A busca por segurança financeira leva muitos brasileiros a questionar se a contribuição ao INSS será suficiente para manter o…
Nos últimos anos, as novelas turcas conhecidas como "dizis" se tornaram fenômenos de audiência no mundo todo. Com enredos envolventes,…
Setembro está chegando com novidades para quem depende do Bolsa Família! O calendário do Bolsa Família 2025 já está disponível…
penteado com lenço conquistou espaço definitivo entre as tendências de beleza em 2025. Prático, versátil e cheio de personalidade, o…
O Nubank trouxe uma novidade que promete facilitar a vida financeira de muitos brasileiros: o parcelamento de boletos diretamente pelo…