Está cansado de pagar caro por ovos de Páscoa que não entregam o sabor desejado? Com a alta no preço do chocolate, fazer o doce em casa virou uma alternativa deliciosa e inteligente.
Além disso, dá para personalizar o sabor, usando ingredientes de qualidade e, de quebra, se divertir no processo. Para os avós, por exemplo, essa atividade pode ser uma ótima maneira de ter um bom momento com os netos.
Dados oficiais indicam que os ovos de Páscoa subiram 43% nos últimos três anos, segundo a Fipe. Em 2024, por exemplo, o preço do cacau disparou 189%.
Diante disso, muitas marcas reduziram a qualidade dos ingredientes, trocando manteiga de cacau por outras gorduras, oq que pode ser ainda mais prejudicial à saúde.
Por isso, se você quer mesmo um ovo de páscoa feito só com manteiga de cacau, o ideal é preparar o seu em casa. A outra opção é pagar caro por uma marca premium.
Etapa 1: Escolha e temperagem do chocolate
Você pode usar chocolate branco, ao leite ou intenso (mais de 60% de cacau). Também vale misturar os tipos e criar o seu próprio “blend”.
Lembre-se de que o seu ovo de chocolate pode ter sua identidade, com a mistura de ingredientes que você mais gosta.
Na hora de temperar o chocolate, atenção ao método:
Etapa 2: a escolha do molde
Aqui uma dica importante é que logo depois de temperar é preciso ter agilidade. Você tem cerca de 10 minutos para trabalhar antes que o chocolate esfrie.
Etapa 3: Montagem da casaca
Se quiser adicionar castanhas (como amêndoas ou avelãs), corte-as bem pequenas, especialmente se usar molde com silicone.
Etapa 4: o recheio
Se está começando, aposte nos ovos de colher, com um lado da casca usado como “cumbuca”. Recheios ideais:
Para rechear a casca, é necessário que o recheio esteja firme. Espalhe com colher ou saco de confeiteiro e depois feche com outra camada de chocolate.
Lembre-se de que recheio precisa estar bem selado, senão popde estragar. Evite vazamentos nas bordas.
Validade dos recheios:
A Páscoa é uma das celebrações mais antigas da humanidade e carrega significados profundos, tanto religiosos quanto culturais. Sua origem remonta ao povo hebreu, que comemorava a libertação da escravidão no Egito com uma festa chamada Pessach, marcada pelo sacrifício de um cordeiro e pela partilha de pães sem fermento.
De um modo geral, esse rito simbolizava a passagem para a liberdade, daí o nome “Páscoa”, que vem do hebraico Pesach e significa “passagem”.
Com o passar do tempo, a Páscoa também ganhou destaque no cristianismo. Para os cristãos, hoje ela representa a ressurreição de Jesus Cristo, três dias após sua crucificação, sendo o momento mais importante do calendário litúrgico.
Já os ovos, coelhos e chocolates são tradições mais recentes, ligadas a antigos rituais de fertilidade pagãos, associados à chegada da primavera no hemisfério norte. Especificamente o ovo de páscoa passou a representar o nascimento e a renovação.
No final das contas, o mais importante é que você tenha uma páscoa feliz ao lado das pessoas que ama, seja como ovo de páscoa ou não.
Em meio à correria do dia a dia, enviar frases de boa noite para amigos é uma forma simples e…
A busca por segurança financeira leva muitos brasileiros a questionar se a contribuição ao INSS será suficiente para manter o…
Nos últimos anos, as novelas turcas conhecidas como "dizis" se tornaram fenômenos de audiência no mundo todo. Com enredos envolventes,…
Setembro está chegando com novidades para quem depende do Bolsa Família! O calendário do Bolsa Família 2025 já está disponível…
penteado com lenço conquistou espaço definitivo entre as tendências de beleza em 2025. Prático, versátil e cheio de personalidade, o…
O Nubank trouxe uma novidade que promete facilitar a vida financeira de muitos brasileiros: o parcelamento de boletos diretamente pelo…