Você costuma acordar todos os dias e sentir cansaço mesmo após boas horas de sono? Saiba que viver assim não deve ser considerado como “algo normal da idade”, aos 50 ou 60 anos. Na verdade, esse sintoma é um alerta do seu corpo de que algo precisa de mais atenção.
Esse tipo de fadiga constante pode afetar sua produtividade, sua qualidade de vida e seu humor. Por isso, como biomédica e especialista em saúde do grupo Sena online, quero te ajudar a entender as possíveis causas, pois esse é o primeiro passo para recuperar sua energia.
É muito comum que entre os 50 ou 60 anos, ocorram mudanças físicas e psicológicas no corpo, mas isso não significa viver sempre com exaustão. O seu corpo começa a responder de forma diferente ao estresse, à alimentação e ao sono. Mesmo assim é importante que você tenha energia e clareza mental para viver melhor.
A menopausa chega para as mulheres e nos homens a andropausa. Com isso, o organismo passa por alterações hormonais intensas que leva à queda de estrogênio, progesterona e testosterona, o que pode provocar cansaço, perda de massa muscular, insônia e até alterações do humor.
Mesmo quando os níveis parecem estar “dentro da faixa”, qualquer desequilíbrio afeta diretamente sua disposição.
Apesar de ser uma glândula pequena, ela é responsável pelo metabolismo do seu corpo. O hipotireoidismo é uma condição em que a tiroide funciona mais devagar e muito comum a partir dos 50 anos, principalmente em mulheres. Os sintomas são cansaço, ganho de peso, memória fraca e pele seca.
Sabe aqueles exames de sangue que você deixou para depois? Eles podem te oferecer resultados que vão explicar esse cansaço constante.
É muito comum chegar na terceira idade e não ter tanto apetite. Os maus hábitos alimentares se tornam frequentes e podem trazer consequências para sua saúde, como a anemia por deficiência de ferro. Um corpo anêmico impede que o oxigênio e energia circule o suficiente pelo organismo prejudicando sua vitalidade.
Diabetes, pressão alta e problemas cardíacos também estão entre as causas para o cansaço constante aos 50 anos. Quando a glicose está desregulada o corpo perde sua capacidade de uso da energia, provocando fraqueza e lentidão. Já a pressão alta ou problemas cardíacos como insuficiência e má circulação, sobrecarregam os órgãos e tornam até aquela simples caminhada muito cansativa.
Sabia que nem sempre dormir 8 horas toda noite significa dormir bem? O foco está na qualidade do sono e não na quantidade. Com o tempo, o sono reparador vai diminuindo e surge distúrbios como apneia, ronco ou insônia, que são muito comuns nessa fase. Isso prejudica a recuperação do seu corpo deixando ele mais cansado no dia seguinte.
Para descomplicar a sua vida e te proporcionar mais prazer em viver, como biomédica vou te apresentar estratégias simples, mas eficazes para transformar esse organismo cansado em outro com mais disposição.
Se esse cansaço não melhorar e vem acompanhado de dor, falta de ar, e perda de peso não ignore os sinais. Seu corpo está falando e você precisa estar atento para ouvir com carinho. Envelhecer com saúde é possível, desde que siga corretamente todas as orientações e cuidados para se sentir disposto, animado e ativo durante sua vida.
Até a próxima, com mais dicas de saúde, beleza e cuidados com sua saúde.
Dra. Quézia Andrade
Biomédica especialista em Saúde Pública e Análises Clínicas.
Visite o Idosos Brasil e veja mais dicas de saúde e bem estar na terceira idade.
Com a chegada do frio, as unhas de inverno 2025 ganham destaque e se tornam protagonistas nos looks mais estilosos…
Vários doramas amados pelo público tiveram temporadas novas em 2025 ou ainda terão em 2026. Com muita emoção, personagens marcantes…
Se você já se pegou frustrado com o resultado da sua pintura Bobbie Goods, saiba que muitos cometem erros simples…
Em meio a tantas opções de doramas, poucas tramas conseguem tocar o coração e inspirar mudanças como Chocolate. Com uma…
O Senado Federal aprovou, em votação simbólica na quarta-feira (27 de agosto de 2025), o Projeto de Lei 2628/2022, que…
O Auxílio Gás 2025 chega com uma proposta inovadora e mais abrangente, prometendo beneficiar quase 16 milhões de famílias brasileiras.…