Diversos

Nunca é tarde para aprender: cursos gratuitos e acessíveis para idosos

Mesmo após a aposenatdoria, idosos com mais de 60 anos podem ocupar a mente com uma infinidade de cursos e atividades gratuitas para seguir aprendendo

Parece clichê, mas é um fato. Para aprender algo novo, não tem idade. Com o país se tornando cada vez mais velho e vivendo por mais tempo, surge cada vez mais a necessidade de proporcionar oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para os idosos.

A boa notícia, é que existem cursos gratuitos, e acessíveis para estimular sua mente, socializar ou mesmo para realizar sonhos antigos. 

Benefícios do aprendizado para idosos

Aprender não é apenas uma questão de adquirir conhecimento, mas também é uma forma de manter o seu cérebro ativo, melhorar sua autoestima e fortalecer a interação social.

Os mais variados estudos mostram que as pessoas idosas que se dedicam a atividades intelectuais estão menos propensas a desenvolver doenças como Alzheimer e depressão, por exemplo.

Para além disso, a busca por um aprendizado também pode atender a motivações pessoais, como a realização de um sonho antigo, ou mesmo fazer novos amigos na melhor idade.

Dicas de cursos gratuitos e acessíveis para idosos

Ao contrário do que muita gente imagina, existe uma grande oferta de cursos gratuitos voltados para idosos, e eles vem crescendo significativamente nos últimos anos.

Várias instituições de ensino, organizações não governamentais e plataformas online vem desenvolvendo programas que atendem a necessidade desse público. Veja abaixo algumas dicas:

  • Alfabetização

Se você é um idoso que não teve a oportunidade de estudar durante a sua juventude ou vida adulta, saiba que existem diversas iniciativas que promovem cursos de alfabetização e educação de jovens e adultos (EJA). Esses programas são completamente gratuitos e muitas vezes oferecem horários flexíveis.

  • tecnologia

Nós estamos vivendo em um mundo cada vez mais digital, e muitos dos idosos sentem uma certa necessidade de aprender a usar equipamentos como smartphones, computadores e até mesmo redes sociais.

Existem iniciativas como programas de inclusão digital para idosos, que oferecem oficinas gratuitas e muito acessíveis para capacitar os alunos no uso dessas ferramentas.

  • idiomas

Que tal aproveitar a sua aposentadoria para aprender um novo idioma? Essa é uma forma muitas vezes divertida de estimular a mente e se conectar com outras culturas.

Várias instituições de ensino como Sesc e algumas universidades oferecem cursos de idiomas gratuitos ou com baixos custos para pessoas idosas. Essa pode ser um ótima oportunidade até para você se programar para a próxima viagem.

  • Artes e cultura

Uma outra dica interessante é aproveitar a sua aposentadoria para praticar atividades com pintura, música, teatro e até mesmo artesanato. Essas são áreas muito procuradas por idosos que desejam explorar o seu lado mais criativo nessa fase da vida.

Em vários municípios, centros culturais e programas disponibilizam aulas gratuitas para promover o bem-estar e esse tipo de expressão pessoal.

  • Atividades físicas

Uma outra dica é aproveitar esse momento para praticar aulas que envolvem atividades físicas. Uma aula de yoga, de dança, de pilates ou de alongamento não apenas beneficia a saúde física, mas também ajuda a criar uma rotina mais ativa e saudável.

Por todo o Brasil, várias academias de terceira idade e associações comunitárias geralmente oferecem esse tipo de curso sem custo, ou ao menos a preços bem acessíveis.

Nunca é tarde para aprender: cursos gratuitos e acessíveis para idosos
Atividades físicas podem ser uma boa pedida. Imagem: Hector Santos/ Agência Brasil

Plataformas online

Ao contrário do que muita gente imagina, você não precisa necessariamente sair de casa para fazer um curso como os que foram citados acima. Com a popularização da internet, os idosos também podem aprender de maneira digital.

Abaixo, você pode conferir uma lista com dicas de plataformas que se destacam com frequência pela acessibilidade e diversidade no conteúdo:

  • Coursera: Oferece cursos gratuitos de universidades renomadas em diversas áreas.
  • YouTube: Com tutoriais de todas as categorias, é uma ferramenta valiosa para aprendizado autodidata.
  • Eduk e Udemy: Disponibilizam cursos gratuitos ou a preços acessíveis, muitos dos quais focados em habilidades práticas.

Aecio de Paula

Formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em Direitos Humanos com foco em discurso de defesa das minorias sociais em processos eleitorais internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo