NOVA TABELA: governo divulga HOJE (10/01) os novos valores das aposentadorias do INSS
Milhões de aposentados e pensionistas estão ansiosos pelo valor que será base para aposentados e pensionistas do INSS
A espera chegou ao fim. Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem conhecer exatamente nessa sexta-feira (10) os valores projetados pelo governo federal para as suas aposentadorias nesse ano de 2025.
O valor estipulado para as pessoas que recebem o piso previdenciário nacional, ou seja, o salário mÃnimo já está definido. Desde o dia 1º de janeiro ficou decidido que esse segurados devem receber R$ 1.518 por mês no decorrer desse ano de 2025.
Nessa sexta-feira (10), o governo federal deverá divulgar os valores que serão projetados para o teto do INSS. Esse patamar vai definir os saldos recebidos pelos cidadãos que recebem qualquer valor acima do piso previdenciário nacional, ou seja, acima do salário mÃnimo.
Aumento menor
O que dá para adiantar é que o reajuste para estes beneficiários será menor do que o aplicado para quem recebe o salário mÃnimo. Quem recebe o piso teve um aumento de 7,5%.Â
Já os valores para as pessoas que recebem qualquer valor acima do salário mÃnimo deve ser reajustado em, no máximo, 4,5%. Mas é preciso esperar pela decisão final do Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica (IBGE).
Os valores atuais do INSS
Atualmente, dos 40,7 milhões de beneficiários do INSS, 70% recebem um salário mÃnimo. Os que ganham acima do piso nacional são 12,2 milhões de brasileiros.
O atual teto previdenciário integral está na casa dos R$ 7.786, 01. Estima-se que algo em torno de 10,6 mil brasileiros recebam esse patamar.
As datas dos pagamentos do INSS
Os primeiros pagamentos reajustados para as pessoas que recebem acima do piso previdenciário nacional começam a ser feitos em 3 de fevereiro. Para saber o dia exato da sua liberação, será necessário verificar o número final do cartão do benefÃcio, sem considerar o que vem depois do dÃgito verificador.
É preciso considerar, no entanto, que os valores reajustados poderão ter descontos do Imposto de Renda se eles estiverem acima do limite da isenção.
Essa regra não vale para os aposentados que têm mais de 65 anos, já que eles têm cota de isenção de Imposto de Renda sobre o valor do benefÃcio.
O calendário de pagamentos do INSS
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do INSS para as pessoas que recebem o piso previdenciário nacional:
- Número final do benefÃcio 1: 27 de janeiro
- Número final do benefÃcio 2: 28 de janeiro
- Número final do benefÃcio 3: 29 de janeiro
- Número final do benefÃcio 4: 30 de janeiro
- Número final do benefÃcio 5: 31 de janeiro
- Número final do benefÃcio 6: 3 de fevereiro
- Número final do benefÃcio 7: 4 de fevereiro
- Número final do benefÃcio 8: 5 de fevereiro
- Número final do benefÃcio 9: 6 de fevereiro
- Número final do benefÃcio 0: 7 de fevereiro
Agora, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do INSS para as pessoas que recebem qualquer valor acima do piso previdenciário nacional:
- Final 1 e 6: 3 de fevereiro de 2025
- Final 2 e 7: 4 de fevereiro de 2025
- Final 3 e 8: 5 de fevereiro de 2025
- Final 4 e 9: 6 de fevereiro de 2025
- Final 5 e 0: 7 de fevereiro de 2025
E os pagamentos do 13º salário?
Para 2025, o governo federal ainda não divulgou oficialmente a data de pagamento do 13º salário para os aposentados e pensionistas. A expectativa, no entanto, é que o poder executivo mantenha a prática de antecipação do pagamento, como tem ocorrido nos últimos anos.
O 13º salário é um saldo pago todos os anos para os segurados que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxÃlio-doença, auxÃlio-reclusão ou salário-maternidade.
Normalmente, esse benefÃcio é dividido em duas parcelas: a primeira delas geralmente corresponde a 50% do valor total, enquanto a segunda pode incluir descontos previstos como o imposto de renda, por exemplo.
Considerando que o mesmo padrão seja mantido, o governo federal poderá anunciar as novas datas de pagamento do 13º salário do INSS até março de 2025.
Seguindo o que aconteceu nos anos anteriores, as duas parcelas devem ser pagas entre os meses de abril e junho. Mas, como dito, é necessário esperar por uma confirmação oficial do governo federal.