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Minha Casa, Minha Vida: governo autoriza construção de 790 unidades; veja lista de cidades

Iniciativa integra pacote de reconstrução após as enchentes e promete quase R$ 150 milhões em investimentos em habitação social

O Rio Grande do Sul começa a traçar caminhos concretos na reconstrução pós-enchentes. Nesta terça-feira (10), o governo federal autorizou a construção de 790 unidades habitacionais por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, agora em versão emergencial voltada às vítimas da tragédia climática.

O anúncio foi feito em Porto Alegre e inclui um investimento de aproximadamente R$ 142 milhões para atender moradores de quatro cidades atingidas: Porto Alegre, São Leopoldo, Campo Bom e Rio Grande.

O que será feito em cada cidade

Por meio de nota divulgada nesta quarta-feira (11), o governo federal anunciou o que deverá ser feito em cada uma das cidades citadas acima. Veja na lista: 

Porto Alegre

  • Início das obras do Residencial Dona Zaida: 200 unidades, R$ 37 milhões.
  • Contratação de dois empreendimentos subsidiados pelo Fundo de Desenvolvimento Social:
    • Residencial 2 de Junho
    • Assentamento Primavera
  • Total: 275 moradias novas na capital.

Campo Bom

  • Contratação de 300 unidades por meio da modalidade Minha Casa, Minha Vida – Entidades.

São Leopoldo

  • Contrato firmado para o Loteamento Ianduí, com 160 unidades.

Rio Grande

  • Autorização para o início das obras do Loteamento Quintinha, com 55 unidades.

Quem pode ser beneficiado

As moradias são voltadas exclusivamente para famílias efetivamente atingidas pelas enchentes e com renda mensal de até R$ 4,7 mil. 

Os imóveis podem ser escolhidos dentro do próprio município ou em outra cidade gaúcha, desde que respeitado o valor máximo de R$ 200 mil.

Além das novas construções, o programa também atua com a modalidade Compra Assistida, voltada para aquisição de imóveis prontos. 

Segundo o Ministério das Cidades, essa frente já firmou 3 mil contratos e tem 900 em fase de contratação, exclusivamente para vítimas da tragédia de 2024.

Mas como o governo seleciona os usuários?

Para garantir que os auxílios cheguem de fato às famílias afetadas, o processo de seleção passa por diversas etapas de checagem:

  • Primeira triagem feita pelas prefeituras, com apoio da Secretaria Nacional de Defesa Civil.
  • Análise de dados por Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal e Dataprev.
  • Só então é feita a seleção final dos beneficiários.

Entenda como funciona o novo Minha Casa, Minha Vida

O MCMV é dividido por faixas de renda familiar. A nova faixa 4 contempla justamente a classe média:

  • Faixa 1: até R$ 2.850 – subsídio de até 95% do valor do imóvel
  • Faixa 2: R$ 2.850,01 a R$ 4.700 – subsídios de até R$ 55 mil + juros reduzidos
  • Faixa 3: R$ 4.700,01 a R$ 8.600 – sem subsídios, mas financiamento facilitado
  • Faixa 4 (nova): R$ 8 mil a R$ 12 mil – taxa a partir de 10% ao ano e até 420 parcelas

Segundo o presidente da Caixa, Carlos Antônio Vieira Fernandes, a expectativa é que 120 mil famílias sejam beneficiadas ainda em 2025 com as novas condições.

“O objetivo é permitir que mais brasileiros consigam realizar o sonho da casa própria com parcelas que cabem no bolso”, afirma.

Minha Casa, Minha Vida: governo autoriza construção de 790 unidades; veja lista de cidades
Minha Casa, Minha Vida é o maior programa de financiamento habitacional do país. Imagem: Agência Brasil

Como se inscrever no Minha Casa, Minha Vida

Outro ponto que interessa a muita gente é saber como se inscrever para fazer parte do Minha Casa, Minha Vida neste ano de 2025. Abaixo, você pode conferir um passo a passo:

  1. Confira sua faixa de renda e veja se você se enquadra nas novas regras.
  2. Separe os documentos: CPF, RG, comprovantes de renda e residência, e se necessário, certidões.
  3. Acesse o site oficial do Minha Casa, Minha Vida ou do Governo Federal para preencher seu cadastro.
  4. Acompanhe sua inscrição online — o retorno pode levar um tempo.

Uma última dica extremamente importante é lembrar que o cadastro habitacional é feito pelo governo local (prefeitura ou estado). Portanto, é preciso ficar atento aos editais que são publicados pelo seu prefeito e pelo seu governador.

Em caso de dúvidas específicas sobre a sua situação, a dica é entrar em contato com um atendente da Caixa Econômica Federal. A instituição financeira é responsável pelo programa de financiamento habitacional.

Aecio de Paula

Formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em Direitos Humanos com foco em discurso de defesa das minorias sociais em processos eleitorais internacionais.

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