Meu INSS: Ministério confirma mudanças em aplicativo; veja como baixar nova versão
Novas mudanças no sistema do Meu INSS já podem ser encontradas por segurados que recebem benefícios previdenciários
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O Ministério da Previdência anunciou nessa semana uma grande atualização no aplicativo do Meu INSS. Esse é o app gratuito que garante uma série de serviços para segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A versão 5.0.0, foi lançada com uma série de melhorias significativas para garantir uma experiência mais acessível e intuitiva para todos os usuários.
Para continuar acessando as informações sobre aposentadoria e benefícios será necessário baixar a nova versão do app. O novo sistema é gratuito, e também já está disponível para download.
O que mudou no app do Meu INSS
Ainda tomando como base as informações divulgadas pelo Ministério da Previdência, é possível afirmar que uma série de mudanças foram implementadas no sistema do Meu INSS.
Abaixo, você pode conferir todas elas:
- Melhor desempenho: O aplicativo foi otimizado para rodar de forma mais eficiente nos celulares.
- Interface renovada: O novo layout torna a navegação mais intuitiva e a linguagem está mais simplificada.
- Ajustes de acessibilidade: Agora, opções de acessibilidade estão mais visíveis no topo da tela.
- Destaques na página inicial: Os últimos pedidos e benefícios aparecem logo ao abrir o aplicativo.
- Alerta para pendências: Um aviso amarelo notifica o usuário caso haja documentos pendentes.
- Inteligência Artificial (IA): A tecnologia foi incorporada para personalizar a exibição dos serviços mais indicados conforme o perfil do cidadão.
- Versão para computador: As melhorias também foram implementadas na plataforma web do Meu INSS.
O ministério afirma que a modernização do aplicativo foi realizada depois de serem ouvidas opiniões de usuários reais em testes práticos. A pasta afirma que as mudanças atendem “às necessidades da população”.
O Meu INSS
Atualmente, estima-se que o Meu INSS tenha cerca de 84 milhões de acessos por mês. O app se consolidou com uma das principais ferramentas de solicitação de serviços e consulta de informações previdenciárias do INSS.
Entre os serviços mais utilizados, e que seguirão sendo realizados dentro do sistema do Meu INSS mesmo depois de atualização, estão:
- Acompanhamento de processos;
- Entrada em requerimentos;
- Consulta de extrato de pagamento;
- Bloqueio e desbloqueio de consignado;
- Emissão da carteira virtual do beneficiário.
Como atualizar o app do Meu INSS
Se você já tem o aplicativo do Meu INSS disponível no celular, é preciso atualizar o sistema através da sua loja de aplicativos:
- Android: Play Store
- iOS: Apple Store
Os calendários (já ajustados) do INSS
Os beneficiários que recebem valores acima do piso previdenciário nacional, ou seja, acima de R$ 1.518 terão os depósitos realizados somente a partir do dia 6 de março, ou seja, apenas depois do carnaval.
Assim como nos meses anteriores, a liberação será feita de acordo com o final do número do cartão do benefício, desconsiderando o algarismo que vem depois do dígito verificador. Veja nas datas abaixo:
Final | Fevereiro de 2025 |
1 e 6 | 6 de março |
2 e 7 | 7 de março |
3 e 8 | 10 de março |
4 e 9 | 11 de março |
5 e 0 | 12 de março |
E para quem recebe um salário mínimo?
Para os cidadãos que recebem o piso previdenciário nacional, também haverá um ajuste nos depósitos. Nesse caso, a liberação para quem tem os números finais 6, 7, 8, 9 e 0, os repasses ocorrem apenas depois do carnaval.
Já os demais, com finais de 1 a 5, recebem entre os dias de 24 e 28 de fevereiro, ou seja, antes da festa de Momo. Veja abaixo:
Final | Fevereiro de 2025 |
1 | 24 de fevereiro |
2 | 25 de fevereiro |
3 | 26 de fevereiro |
4 | 27 de fevereiro |
5 | 28 de fevereiro |
6 | 6 de março |
7 | 7 de março |
8 | 10 de março |
9 | 11 de março |
0 | 12 de março |
Consultando o INSS de fevereiro
Você não precisa sair de casa para consultar os valores disponíveis em sua conta do INSS para esse mês de fevereiro. A verificação pode ser feita de duas formas remotas:
- Pelo aplicativo ou site: Acesse o Meu INSS para consultar o valor.
- Por telefone: Ligue para a central telefônica 135. O atendimento é de segunda a sábado, das 7h às 22h. Basta informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais.