A partir desta segunda-feira (30), a Receita Federal inicia o pagamento do segundo lote da restituição do Imposto de Renda 2025. O lote também inclui restituições pendentes de anos anteriores. Ao todo, mais de 6,5 milhões de contribuintes serão atendidos, com a liberação de R$ 11 bilhões. Se você estava esperando por esse dinheiro já pode começar a se organizar.
Dentro do valor total que será pago neste segundo lote, uma parte importante será direcionada a quem tem prioridade legal. São R$ 1.780.688 destinados a contribuintes que se enquadram em grupos específicos:
Além desses, outras 4.764.634 restituições vão para quem não tem prioridade legal, mas conseguiu antecipar a liberação por ter usado a declaração pré-preenchida ou escolhido receber por Pix com chave CPF.
Os valores começam a ser depositados ao longo desta segunda-feira, dia 30, na conta bancária informada na declaração. E quem ainda não entrou nesta rodada pode ficar tranquilo: mais três lotes da restituição ainda serão pagos nos próximos meses.
Para descobrir se o valor da restituição será pago neste segundo lote, o caminho é simples. Basta seguir este passo a passo:
A página traz orientações práticas e permite acessar o extrato completo da declaração, por meio do portal e-CAC, onde é possível verificar se tudo foi processado corretamente ou se existe alguma pendência.
Se algo estiver errado, ainda dá tempo de corrigir. A retificação pode ser feita online, direto pelo sistema.
Quem prefere usar o celular também conta com o aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para tablets e smartphones. Com ele, dá para consultar a liberação da restituição e ainda verificar a situação do CPF, tudo de forma rápida e segura.
A restituição será depositada diretamente na conta bancária informada na declaração e precisa estar no nome do titular. Se, por algum motivo, o valor não cair na conta, existe a possibilidade de reagendar o pagamento.
Nesse caso, o contribuinte pode acessar o site do Banco do Brasil ou entrar em contato pelos telefones:
Para reagendar, será necessário informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração. Depois disso, é só aguardar uma nova tentativa de depósito feita pela Receita.
Se o valor não for resgatado dentro de um ano, o pedido deve ser feito diretamente no Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal.
A Receita Federal organizou a restituição em cinco lotes, que seguem o cronograma abaixo:
Ficar de olho nessas datas ajuda a se organizar melhor e acompanhar quando o valor pode cair na conta.
Então dá o play no vídeo abaixo e veja todos os detalhes sobre o pagamento da restituição, as datas e quem tem prioridade para receber. Tudo explicado de forma simples e direta.
Em meio à correria do dia a dia, enviar frases de boa noite para amigos é uma forma simples e…
A busca por segurança financeira leva muitos brasileiros a questionar se a contribuição ao INSS será suficiente para manter o…
Nos últimos anos, as novelas turcas conhecidas como "dizis" se tornaram fenômenos de audiência no mundo todo. Com enredos envolventes,…
Setembro está chegando com novidades para quem depende do Bolsa Família! O calendário do Bolsa Família 2025 já está disponível…
penteado com lenço conquistou espaço definitivo entre as tendências de beleza em 2025. Prático, versátil e cheio de personalidade, o…
O Nubank trouxe uma novidade que promete facilitar a vida financeira de muitos brasileiros: o parcelamento de boletos diretamente pelo…