Você já ouviu falar no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)? Esse é um tributo que precisa ser pago todos os anos para todas as pessoas que possuem algum tipo de imóvel em alguma área urbana do país.
Esse tipo de tributo é cobrado pelas prefeituras de cada cidade, e pode variar a depender do tamanho do seu imóvel, e da quantidade de casas que você tem em seu nome. O que nem todo mundo sabe é que uma parcela dos idosos brasileiros é isento do pagamento desse tipo de taxa.
Mas antes de mais nada, é importante lembrar que as regras para os pagamentos do IPTU variam a depender de cada município. As cidades definem as suas próprias normas para conceder a isenção, conforme a legislação local.
Quem tem direito á isenção do IPTU
Como o processo de isenção varia a depender de cada município, é importante que você entre em contato com a Prefeitura da sua cidade para entender se existe esse tipo de benefício para os idosos.
De todo modo, considerando as regras gerais que normalmente são exigidas pelos municípios que concedem a isenção podemos dizer que é preciso:
- Atentar para a idade: normalmente, os municípios exigem que o cidadão tenha mais de 60 anos para ter direito à isenção do IPTU;
- Atentar para a renda: Além disso, alguns municípios exigem que o idoso beneficiário tenha uma renda mensal de até dois ou três salários mínimos;
- Atentar para a quantidade de imóveis: Também é comum que o município exija que o idoso tenha apenas um imóvel registrado em seu nome. Caso ele tenha mais de um uma casa, normalmente ele não tem direito ao processo de isenção de IPTU;
- Atentar para os aluguéis: normalmente, os municípios exigem que o imóvel não seja alugado ou destinado a outras finalidades que não seja a moradia do próprio idoso. Caso contrário, ele também não terá direito ao processo de isenção;
- Atentar para os débitos: os municípios também exigem que todos os débitos do imóvel estejam quitados para que o idoso tenha direito ao processo de isenção.
Mas, como dito, esse é apenas um panorama geral de regras que são normalmente exigidas pelos municípios. É possível, portanto, que as normas variem a depender de cada cidade.
Como solicitar a isenção do IPTU
Assim como as regras gerais de solicitação mudam a depender do município, o processo de solicitação desse direito também costuma variar a depender de cada cidade.
Mas as principais cidades costumam seguir as seguintes etapas:
- Reunião da documentação necessária:
- Cópia do RG e CPF;
- Comprovante de propriedade do imóvel;
- Comprovante de renda atualizado;
- Comprovante de residência;
- Certidão negativa de débitos do imóvel.
- Assinatura de um Requerimento: O interessado deve preencher um formulário de solicitação fornecido pela prefeitura ou pela secretaria responsável.
- Atentar para Prazo: Verifique o prazo para solicitação, que geralmente ocorre em períodos específicos do ano.
- Aguardar a análise: Após a entrega dos documentos, o órgão municipal realiza a análise do pedido, que pode incluir visitas ao imóvel.
Quais municípios oferecem a isenção
É importante destacar que a isenção de IPTU para idosos é um tipo de benefício concedido apenas por alguns municípios brasileiros. Por isso, a principal dica antes de mais nada é entrar em contato com a sua gestão municipal para entender como esse processo funciona na sua cidade.
Caso o seu município não ofereça esse tipo de direito, a dica é entrar em contato com os vereadores da sua cidade para pedir que eles entrem com um projeto de lei para começar a conceder esse tipo de isenção. Assim, em caso de aprovação, você poderá gozar desse direito já a partir de 2026.