INSSNotícias

INSS: Peça seu reembolso a partir de hoje (14/05); saiba como

Descubra como solicitar seu reembolso de descontos indevidos

A partir de hoje, você, aposentado ou pensionista do INSS, que teve descontos indevidos em seu contracheque pode solicitar o ressarcimento. Isso mesmo, você pode recuperar valores que foram descontados sem sua autorização.

O que está acontecendo?

Nos últimos meses, o INSS identificou que muitos aposentados e pensionistas estavam pagando taxas de associações sem nem saber. Esses descontos, que ocorreram sem consentimento, geraram um movimento para a devolução desses valores.

Agora, o governo, com a ajuda da Advocacia Geral da União (AGU) e da Controladoria Geral da União (CGU), está tomando as medidas necessárias para devolver o dinheiro aos beneficiários que foram prejudicados.

O que são descontos indevidos?

Descontos indevidos são valores que foram retirados da sua aposentadoria ou pensão sem a sua autorização. Geralmente, esses descontos são relacionados a associações ou entidades que você nunca consentiu em pagar. O INSS já está notificando os beneficiários que tiveram esses descontos e, se você foi um deles, agora é o momento de solicitar seu reembolso.

Como funciona o processo de reembolso?

Agora que você sabe que pode solicitar o reembolso, o processo é simples e pode ser feito de duas maneiras: pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. Acompanhe o passo a passo abaixo para garantir que você não perca o prazo:

Passo a passo para solicitar o reembolso

  1. Baixe o aplicativo Meu INSS: Se você ainda não tem, baixe o app na loja de aplicativos do seu celular. Ele é gratuito e fácil de usar.
  2. Faça login: Use o seu CPF e a sua senha para acessar sua conta. Se você não tem uma senha, crie uma rapidamente no próprio aplicativo.
  3. Confira as notificações: Dentro do aplicativo relacionadas aos descontos indevidos.
  4. Solicite o reembolso: Siga as instruções do aplicativo para registrar seu pedido. Não é necessário enviar documentos, apenas confirme que você não reconhece os descontos feitos.
  5. Acompanhe seu pedido: Você pode acompanhar o status da sua solicitação pelo próprio aplicativo ou pela central de atendimento.
Devolução do INSS: governo promete corrigir saldo pela inflação; veja o que significa
Solicite o reembolso através do app Meu Inss. Imagem: Agência Brasil

Atenção: Cuidado com fraudes!

O INSS alerta que todas as comunicações serão feitas exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS. Não confie em mensagens de texto, e-mails ou ligações que pedem informações pessoais ou financeiras. Se receber algo do tipo, entre em contato diretamente pelo telefone 135 para garantir que você não está sendo vítima de golpe.

E se você não recebeu notificação?

Caso você não tenha recebido a notificação do INSS, mas suspeite que houve descontos indevidos, não se preocupe. Entre em contato com o INSS através do aplicativo ou pelo telefone 135. Eles poderão verificar sua situação e, se necessário, solicitar uma análise do seu caso.

Dicas para evitar problemas no futuro

Agora que você sabe como funciona o processo de reembolso, é bom ficar atento para evitar futuros transtornos. Aqui vão algumas dicas simples:

  • Revise seus contracheques: Fique de olho nos valores descontados. Se notar qualquer valor que não reconheça, questione imediatamente.
  • Mantenha seus dados atualizados: Verifique se suas informações cadastrais no INSS estão corretas. Isso ajuda a evitar problemas na comunicação e garante que você não perca nenhuma notificação importante.
  • Desconfie de ofertas: Se receber propostas de associações ou entidades oferecendo benefícios em troca de taxas, desconfie. Sempre verifique se são legítimas.

O que acontece depois de solicitar o reembolso?

Após fazer a solicitação, o INSS vai analisar o seu pedido. O sistema gerará automaticamente uma cobrança para a entidade responsável pelos descontos, que terá um prazo para se manifestar. Se a irregularidade for confirmada, o valor será devolvido diretamente na sua conta bancária.

Embora o tempo de espera possa variar, o INSS está comprometido em agilizar o processo, já que muitos beneficiários irão solicitar o reembolso. Acompanhe sempre o status do seu pedido pelo aplicativo para se manter atualizado.

Não deixe de solicitar seu reembolso!

Se você foi uma das vítimas de descontos indevidos, saiba que esse é um direito seu. O INSS está tomando todas as providências para que você recupere o dinheiro que foi retirado sem seu consentimento. Siga os passos e solicite o seu reembolso o quanto antes.

Quezia Andrade

Biomédica CRBM2 nº 17394. Redatora especialista de conteúdos de Estética e Nutrição do grupo Sena Online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo