Se você realizou a solicitação de entrada em uma aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e ainda não obteve resposta, saiba que você não está sozinho. Quase 2 milhões de brasileiros estão nessa mesma situação.
Essa é a maior fila de espera do INSS desde o início do ano de 2020, quando o país era governado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
De acordo com os dados divulgados pelo próprio Ministério da Previdência Social, em novembro do ano passado existiam 1,9 milhão de pedidos em análise. O relatório oficial de dezembro ainda não foi divulgado, mas é esperado para os próximos dias.
O governo federal vem enfrentando uma série de críticas devido ao atraso na publicação dessas informações, o que pode levantar suspeitas de que a real dimensão do problema esteja sendo maquiada.
Mas afinal de contas, o que pode ter contribuído para esse aumento vertiginoso na fila de espera do INSS? De acordo com a análise de membros do próprio governo federal, entre os fatores, podemos citar:
O aumento no tamanho da fila da esfera do INSS ocorre justamente em um momento delicado para o presidente Luiz Inácio Lula Silva. Pesquisa Datafolha divulgada na última semana mostrou que a aprovação do petista caiu de 35% para 24% entre dezembro de 2024 e fevereiro desse ano. Por outro lado, a reprovação aumentou de 34% para 41% nesse mesmo período.
Mas para além do impacto político também existe uma preocupação com reflexos financeiros dessa crise. Em 2024, os gastos com a previdência social superaram uma previsão inicial de R$ 29,9 bilhões.
Quando se considera apenas os gastos com o Benefício de Prestação Continuada (BPC), é possível perceber que houve aumento de R$ 7,6 bilhões, que contribuiu para bloqueios orçamentários em uma série de outras áreas
Nos últimos meses, o Ministério da Previdência anunciou uma série de medidas para tentar conter o aumento no tamanho das filas de espera. Entre elas, podemos citar:
A partir desse ano de 2025 algumas regras entram em vigor. São elas:
O modelo de sistema de pontos é um critério utilizado para calcular a aposentadoria por tempo de contribuição. Em 2025 será necessário atingir:
A pontuação nada mais é do que a soma da idade do cidadão com o tempo de contribuição no INSS. Mas em todos os casos, é importante destacar que o tempo mínimo de contribuição permanece inalterado em 2025:
Em meio à correria do dia a dia, enviar frases de boa noite para amigos é uma forma simples e…
A busca por segurança financeira leva muitos brasileiros a questionar se a contribuição ao INSS será suficiente para manter o…
Nos últimos anos, as novelas turcas conhecidas como "dizis" se tornaram fenômenos de audiência no mundo todo. Com enredos envolventes,…
Setembro está chegando com novidades para quem depende do Bolsa Família! O calendário do Bolsa Família 2025 já está disponível…
penteado com lenço conquistou espaço definitivo entre as tendências de beleza em 2025. Prático, versátil e cheio de personalidade, o…
O Nubank trouxe uma novidade que promete facilitar a vida financeira de muitos brasileiros: o parcelamento de boletos diretamente pelo…