O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou os pagamentos referentes ao mês de março, seguindo o cronograma previamente divulgado. Os depósitos são realizados de acordo com o penúltimo dígito do Número de Benefício (NB) dos segurados, incluindo aposentados, pensionistas e aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Além disso, também estão incluídos os segurados que têm direito a auxílios como o auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão.
Os pagamentos do INSS são escalonados, o que significa que cada grupo de beneficiários recebe em datas diferentes. O critério principal para essa divisão é o penúltimo dígito do NB, que é o número que aparece antes do traço no documento. Além disso, os segurados são divididos em dois grupos: aqueles que recebem até um salário mínimo e aqueles que recebem valores superiores.
Os pagamentos do INSS para o mês de março começaram a ser realizados em 25 de março. A distribuição dos depósitos é organizada conforme o penúltimo dígito do NB, que é o número que aparece antes do traço no documento.
O primeiro grupo a receber os valores é composto por segurados que têm direito a um benefício equivalente ao salário mínimo nacional. Abaixo, está a tabela com as datas de pagamento para este grupo:
Penúltimo Dígito do NB | Data de Pagamento |
---|---|
1 | 25/03 (terça-feira) |
2 | 26/03 (quarta-feira) |
3 | 27/03 (quinta-feira) |
4 | 28/03 (sexta-feira) |
Esses beneficiários devem ficar atentos ao seu penúltimo dígito para saber exatamente quando receberão o valor referente ao mês.
Os segurados que recebem valores superiores ao salário mínimo terão seus pagamentos iniciados em 1º de abril e se estenderão até o dia 7 do mesmo mês. A tabela abaixo mostra as datas programadas para este grupo:
Penúltimo Dígito do NB | Data de Pagamento |
---|---|
1 e 6 | 01/04 |
2 e 7 | 02/04 |
3 e 8 | 03/04 |
4 e 9 | 04/04 |
5 e 0 | 07/04 |
Essas datas são fundamentais para que os beneficiários possam se planejar financeiramente.
Os segurados têm acesso ao extrato de pagamento de forma prática e rápida através do sistema Meu INSS. Para realizar a consulta, é necessário fazer login utilizando o CPF e a senha cadastrada. O sistema está disponível tanto na versão desktop quanto em dispositivos móveis.
Caso surjam dúvidas durante o processo, os beneficiários podem entrar em contato com a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135, que está disponível 24 horas para serviços automáticos e de segunda a sábado para atendimento humano.
É importante que os beneficiários estejam cientes de algumas orientações para evitar problemas no recebimento de seus pagamentos. Um dos pontos principais é manter os dados cadastrais atualizados junto ao INSS. Mudanças de endereço, estado civil ou informações bancárias devem ser comunicadas imediatamente.
A atualização pode ser realizada diretamente pelo Meu INSS ou por meio do telefone 135. Isso garante que os pagamentos sejam realizados corretamente e sem atrasos.
Muitos beneficiários têm dúvidas comuns sobre o funcionamento do INSS e os pagamentos. Abaixo, estão algumas das perguntas mais frequentes:
Os segurados podem verificar se o pagamento foi realizado através do extrato no Meu INSS ou consultando o extrato bancário.
Caso o pagamento não seja creditado na data prevista, o beneficiário deve entrar em contato com a Central de Atendimento do INSS para verificar a situação.
Sim, é possível alterar a conta bancária para o recebimento do benefício, desde que a solicitação seja feita através do Meu INSS ou pelo telefone 135.
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