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Governo bateu o martelo e decidiu que menores de 16 anos não devem usar o Instagram

Decisão reacende o debate sobre os limites do digital na adolescência: proteção ou controle excessivo

Nos últimos dias, uma decisão do governo brasileiro acendeu debates em todos os cantos especialmente entre pais, educadores e profissionais da área digital. O Instagram agora passa a ser considerado inadequado para menores de 16 anos. Isso mesmo: a recomendação anterior, que permitia o uso a partir dos 14, foi atualizada. Mas o que levou a essa mudança? E o que isso realmente significa para os adolescentes e suas famílias?

O que motivou essa decisão

A Secretaria Nacional de Justiça identificou uma quantidade preocupante de conteúdos na plataforma. Entre os mais citados estavam:

  • Publicações relacionadas ao uso de drogas
  • Imagens com violência explícita
  • Conteúdos que tratam de sexualidade de forma considerada imprópria para a faixa etária

Essas descobertas levantaram um sinal de alerta. A ideia por trás da restrição é simples: reduzir a exposição de adolescentes a conteúdos que possam causar impactos negativos em seu desenvolvimento emocional e social.

Como a meta respondeu

A Meta, responsável pelo Instagram, se posicionou sobre a mudança. A empresa afirma que sempre se preocupou com a segurança dos jovens em sua plataforma. Eles mencionaram iniciativas voltadas à segurança de adolescentes e disseram que vêm ajustando a forma como certos conteúdos são exibidos.

Ainda assim, levantaram um ponto de atenção: o método usado pelo governo para fazer essa classificação estaria passando por revisão. A empresa acredita que nem todas as ações de proteção adotadas pela plataforma foram levadas em conta na análise oficial.

O que muda na prática

Essa nova classificação não é exatamente uma proibição legal, mas serve como orientação para pais, educadores e desenvolvedores de políticas públicas. Ainda assim, ela carrega um peso simbólico: o de reconhecer que o ambiente online pode ser tão influente e por vezes arriscado quanto o presencial.

Afinal, já se perguntou quantas horas por dia um adolescente passa rolando a tela do celular? E o quanto esse conteúdo, muitas vezes consumido em silêncio, pode impactar sua visão de mundo?

Imagem do ícone do Instagram em um smartphone, com notificação de 31 mensagens, representando a plataforma de redes sociais.
Entenda o que muda com a nova classificação do Instagram para adolescentes. Foto: depositphotos

Dividindo opiniões

Enquanto alguns pais respiram aliviados com a medida, sentindo-se mais amparados para controlar o uso das redes em casa, há quem levante dúvidas. Será que restringir o acesso resolve a raiz do problema?

Especialistas em educação digital têm defendido uma abordagem mais ampla: algo que vá além de limitar e proíba. Para eles, o ideal seria ensinar os jovens a identificar riscos, lidar com frustrações e fazer escolhas conscientes inclusive no ambiente digital.

O que pode ser feito na prática

O caminho mais eficaz parece passar pela educação. Não uma educação tradicional e teórica, mas uma que dialogue com a realidade dos adolescentes. Que tal pensar em algumas iniciativas simples, mas poderosas?

  • Conversas francas em casa: Será que os adolescentes se sentem à vontade para falar sobre o que veem online?
  • Cursos e oficinas: Já pensou em incluir o uso responsável da internet no currículo escolar?
  • Parceria com os pais: Que tipo de apoio os responsáveis estão oferecendo quando o assunto é o uso das redes?

E as plataformas, onde entram nisso

Não se pode ignorar o papel das redes sociais nessa equação. Além de criarem ambientes mais seguros, essas empresas têm a responsabilidade de manter seus usuários informados sobre os riscos e direitos digitais.

Medidas como filtros de conteúdo, sistemas eficazes de denúncia e materiais educativos sobre privacidade não são apenas bem-vindas são necessárias.

Qual é o equilíbrio possível

A decisão do governo trouxe à tona um tema que já pedia atenção há tempos. Cuidar da segurança dos jovens é indispensável, mas isso precisa ser feito com diálogo, informação e empatia.

Restringir o acesso é um ponto de partida, mas a grande pergunta talvez seja outra: como criar um ambiente onde os adolescentes possam desenvolver autonomia digital sem se colocarem em risco?

E você, já parou para pensar em como as redes sociais estão moldando o comportamento das próximas gerações?

Geovana Farias

Graduada em Pedagogia pela UNEB. Especialista em Gestão e Organização da Escola com Ênfase em Coordenação pedagógica. Especialista em Neuropsicopedagogia. Redatora Grupo Sena Online

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