Os avanços tecnológicos trouxeram uma série de facilidades para nossa vida. Por outro lado, eles também abriram portas para problemas como novos tipos de golpes, especialmente envolvendo as redes sociais.
Nesse sentido, há uma preocupação importante: os idosos. Muitas vezes esses cidadãos são menos familiarizados com as armadilhas do mundo digital, e acabam se tornando alvos fáceis para golpistas.
É natural, portanto, que filhos e netos se preocupem cada vez mais com os seus idosos queridos, e queiram fazer de tudo para protegê-los nesse novo universo
Antes de mais nada, é importante conhecer os golpes mais comuns que estão circulando nas redes sociais e nas plataformas digitais. Veja abaixo alguns exemplos:
Diante dessas informações, é importante conversar com o seu idoso para explicar essa situação e alertar para que eles fiquem atentos ao receber mensagens inesperadas.
Outra dica fundamental é nunca compartilhar informações pessoais, como CPF, números de contas bancárias, ou códigos de segurança, seja por e-mail, troca de mensagens ou telefone.
Empresas sérias não costumam solicitar dados sensíveis dessa maneira. Reforce com o seu idoso a necessidade de consultar familiares antes de fornecer qualquer tipo de informação para terceiros, sobretudo de forma online.
Uma outra dica importante é ensinar o idoso a verificar a credibilidade dos perfis em redes sociais e as mensagens recebidas. Nesse sentido, veja algumas dicas importantes abaixo:
De acordo com os especialistas, dispositivos desatualizados são muito mais vulneráveis a ataques de criminosos.
Desse modo, uma dica importante é se certificar de que o sistema operacional, os aplicativos e os navegadores usados no celular dos seus idosos estão atualizados.
Além disso, também é importante instalar um bom programa de antivírus que mantenha o celular ativo para detectar e bloquear qualquer tipo de ameaça.
É natural que muitos idosos não compreendam a importância de utilizar uma senha forte, mesmo porque muitos deles não estão com a memória muito em dia.
Nesse sentido, você pode ajudar o seu idoso a criar uma senha mais forte que mistura letras, números e símbolos, evitando a combinação óbvia como data de aniversário ou sequências mais simples.
Você pode sugerir, por exemplo, que o seu idoso use um gerenciador de senha, que vai tornar o processo mais seguro e organizado.
Também é importante orientar os idosos a não utilizar redes wi-fi públicas para acessar as suas contas bancárias, para realizar compras online ou mesmo para fornecer informações pessoais.
A principal dica é mesmo manter uma comunicação aberta com familiares e amigos, sobretudo os mais idosos. O membro mais velho da sua família pode sempre perguntar sobre mensagens ou situações suspeitas antes de tomar qualquer decisão.
O fato é que muitos idosos acabam deixando de realizar essas perguntas porque acham que podem incomodar os seus filhos e netos. Deixe claro, portanto, que você sempre estará disponível para ajudar em qualquer tipo de decisão.
De acordo com especialistas, não existe uma maneira simples de se livrar completamente das chances de sofrer um golpe. Mas seguindo algumas dicas básicas, você pode diminuir as chances de se tornar uma vítima desse mundo digital.
O Senado Federal aprovou, em votação simbólica na quarta-feira (27 de agosto de 2025), o Projeto de Lei 2628/2022, que…
O Auxílio Gás 2025 chega com uma proposta inovadora e mais abrangente, prometendo beneficiar quase 16 milhões de famílias brasileiras.…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (27 de agosto de 2025) o decreto que oficializa a…
Em meio à correria do dia a dia, enviar frases de boa noite para amigos é uma forma simples e…
A busca por segurança financeira leva muitos brasileiros a questionar se a contribuição ao INSS será suficiente para manter o…
Nos últimos anos, as novelas turcas conhecidas como "dizis" se tornaram fenômenos de audiência no mundo todo. Com enredos envolventes,…