Diversos

Golpes Online: Como Proteger os Idosos das Armadilhas Virtuais

Golpes online estão se tornando cada vez mais comuns na nossa sociedade. Veja o que fazer para proteger os mais vulneráveis

Os avanços tecnológicos trouxeram uma série de facilidades para nossa vida. Por outro lado, eles também abriram portas para problemas como novos tipos de golpes, especialmente envolvendo as redes sociais.

Nesse sentido, há uma preocupação importante: os idosos. Muitas vezes esses cidadãos são menos familiarizados com as armadilhas do mundo digital, e acabam se tornando alvos fáceis para golpistas.

É natural, portanto, que filhos e netos se preocupem cada vez mais com os seus idosos queridos, e queiram fazer de tudo para protegê-los nesse novo universo

Reconheça as principais formas de golpe

Antes de mais nada, é importante conhecer os golpes mais comuns que estão circulando nas redes sociais e nas plataformas digitais. Veja abaixo alguns exemplos:

  • Falsas ofertas: Promoções muito boas para ser verdade, como descontos irrealistas ou prêmios gratuitos.
  • Mensagens de urgência: Golpistas se passam por familiares ou amigos pedindo dinheiro para emergências fictícias.
  • Links suspeitos: Links enviados por e-mail ou mensagem que podem conter vírus ou direcionar para páginas falsas.

Diante dessas informações, é importante conversar com o seu idoso para explicar essa situação e alertar para que eles fiquem atentos ao receber mensagens inesperadas.

Golpes Online: Como Proteger os Idosos das Armadilhas Virtuais
Alerte seu idoso sobre links suspeitos. Imagem: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

Informações pessoais

Outra dica fundamental é nunca compartilhar informações pessoais, como CPF, números de contas bancárias, ou códigos de segurança, seja por e-mail, troca de mensagens ou telefone.

Empresas sérias não costumam solicitar dados sensíveis dessa maneira. Reforce com o seu idoso a necessidade de consultar familiares antes de fornecer qualquer tipo de informação para terceiros, sobretudo de forma online.

Autenticidade dos perfis

Uma outra dica importante é ensinar o idoso a verificar a credibilidade dos perfis em redes sociais e as mensagens recebidas. Nesse sentido, veja algumas dicas importantes abaixo:

  • Conferir se o perfil é verificado (marcado com um selo azul, no caso de empresas ou figuras públicas).
  • Desconfiar de mensagens mal escritas ou enviadas fora do horário comercial.
  • Confirmar diretamente com a pessoa ou instituição se a mensagem é verdadeira.

Atualize os softwares dos dispositivos

De acordo com os especialistas, dispositivos desatualizados são muito mais vulneráveis a ataques de criminosos.

Desse modo, uma dica importante é se certificar de que o sistema operacional, os aplicativos e os navegadores usados no celular dos seus idosos estão atualizados.

Além disso, também é importante instalar um bom programa de antivírus que mantenha o celular ativo para detectar e bloquear qualquer tipo de ameaça.

Crie senhas fortes

É natural que muitos idosos não compreendam a importância de utilizar uma senha forte, mesmo porque muitos deles não estão com a memória muito em dia.

Nesse sentido, você pode ajudar o seu idoso a criar uma senha mais forte que mistura letras, números e símbolos, evitando a combinação óbvia como data de aniversário ou sequências mais simples.

Você pode sugerir, por exemplo, que o seu idoso use um gerenciador de senha, que vai tornar o processo mais seguro e organizado.

Evite Wi-fi público

Também é importante orientar os idosos a não utilizar redes wi-fi públicas para acessar as suas contas bancárias, para realizar compras online ou mesmo para fornecer informações pessoais.

Aposte no diálogo frequente

A principal dica é mesmo manter uma comunicação aberta com familiares e amigos, sobretudo os mais idosos. O membro mais velho da sua família pode sempre perguntar sobre mensagens ou situações suspeitas antes de tomar qualquer decisão.

O fato é que muitos idosos acabam deixando de realizar essas perguntas porque acham que podem incomodar os seus filhos e netos. Deixe claro, portanto, que você sempre estará disponível para ajudar em qualquer tipo de decisão.

De acordo com especialistas, não existe uma maneira simples de  se livrar completamente das chances de sofrer um golpe. Mas seguindo algumas dicas básicas, você pode diminuir as chances de se tornar uma vítima desse mundo digital.

Aecio de Paula

Formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em Direitos Humanos com foco em discurso de defesa das minorias sociais em processos eleitorais internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo