Diversos

Golpe da falsa ajuda preocupa idosos de todo o Brasil; veja como se proteger

Polícia ajudou a desmantelar golpe da falsa ajuda no Rio de Janeiro. Mas idosos seguem preocupados com a situação

Você já ouviu falar no golpe da falsa ajuda? Se não, saiba que é preciso começar a se informar sobre o assunto, porque ele está preocupando idosos de todo o país nesse momento. Esse tipo de crime está se tornando cada vez mais comum e pode fazer vítimas em todas as regiões do Brasil.

De acordo com as informações oficiais, a Polícia Civil prendeu, ainda na manhã do último sábado (18), um homem suspeito de aplicar o chamado golpe da falsa ajuda contra idosos em diversas agências bancárias do estado do Rio de Janeiro.

O suspeito foi identificado pela Polícia como Jean Carlo Tenorio de Mello. Ele foi surpreendido por agentes da 37ª DP (Ilha do Governador), no momento tem que tentava enganar uma vítima junto com o seu comparsa, Pablo Ferreira da Silva, na Zona Norte do Rio. O companheiro conseguiu fugir.

A polícia afirma que os dois são integrantes de uma associação criminosa especializada nesse tipo de golpe. Eles possuem antecedentes criminais, e também são suspeitos de uma tentativa recente de furto qualificado no estado. 

O golpe da falsa ajuda para idosos 

Segundo a polícia civil, o golpe da falsa ajuda é praticado em dupla, e consiste basicamente em abordar clientes idosos dentro de agências bancárias, aproveitando justamente a vulnerabilidade dessas pessoas.

A dupla, que finge não se conhecer, aborda os clientes idosos e oferece ajuda no caixa eletrônico. Enquanto um deles distrai a vítima, o outro realiza saques indevidos na conta.

Neste momento, Jean está preso e deve responder por tentativa de furto e associação criminosa. O golpe da falsa ajuda, no entanto, ainda não chegou ao fim, e segue sendo investigado pela 37ª DP, que busca tanto por Pablo, como também por dois irmãos de Jean, que também integram essa associação criminosa.

O delegado responsável pelo caso, Felipe Santoro orientou que as eventuais vítimas ou testemunhas desse tipo de golpe prestem informações para a Polícia para que os agentes da Lei consigam desmantelar esse tipo de crime.

Golpe da falsa ajuda preocupa idosos de todo o Brasil; veja como se proteger
Golpe pode acontecer em qualquer agência do Brasil. Imagem: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Cuidados ao usar o caixa eletrônico

Os caixas eletrônicos oferecem conveniência, praticidade e rapidez para quem deseja sacar dinheiro ou fazer qualquer tipo de transação em sua conta. Mas esse dispositivo também pode ser alvo de fraudes e golpes.

Abaixo, você pode conferir algumas dicas gerais para todas as pessoas que desejam usar o caixa eletrônico com segurança.

Olho no local

Prefira sempre usar caixas eletrônicos localizados em locais de movimentados e bem iluminados, como agências bancárias e shoppings, por exemplo. Evite locais isolados, especialmente no período da noite.

Observe o ambiente

Antes de usar o caixa eletrônico, verifique em volta para perceber se existem pessoas agindo de forma suspeita. Se algo parecer estranho, procure outra terminal ou volte em um outro momento. 

verifique o equipamento

Também é importante examinar com calma o caixa eletrônico para identificar qualquer tipo de sinal de alteração, como uma parte solta, um teclado falso ou um dispositivo adicional acoplado.

Proteja a senha

Um dos momentos mais importantes na hora de usar um caixa eletrônico é digitar a senha com segurança. Se possível, cubra o teclado com a mão ao digitar sua senha. Isso vai impedir que câmeras ocultas ou olhares curiosos verifiquem os seus dados.

Evite ajuda de estranhos

Caso você encontre algum tipo de dificuldade, não aceite ajuda de pessoas que você não conhece. Em vez disso, procure um funcionário do banco ou ligue para central de atendimento da sua instituição financeira.

Atenção ao extrato

Sempre que possível, não esqueça de verificar o status da conta depois de realizar uma determinada transação. Isso vai lhe ajudar a identificar qualquer tipo de movimentação indevida rapidamente.

Aecio de Paula

Formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em Direitos Humanos com foco em discurso de defesa das minorias sociais em processos eleitorais internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo