Você recebe algum benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)? Então, é bom não deixar o pagamento esquecido na conta. Ao menos é o que diz um novo alerta indicado pelo Ministério da Previdência.
De uma maneira resumida, o INSS alerta que, se o valor não for sacado dentro de 60 dias após a data prevista para o pagamento, o dinheiro é devolvido ao INSS e o benefício pode ser suspenso.
Mas por que essa regra existe? Segundo o Ministério, a norma foi criada para evitar pagamentos indevidos, como no caso de segurados falecidos cujos benefícios poderiam ser sacados por terceiros.
Assim, os bancos devolvem os valores ao INSS após o prazo estipulado, e o pagamento fica suspenso até que a situação seja regularizada.
Se você perdeu o prazo e teve o pagamento suspenso, não se preocupe. Existe uma solução para o impasse. Não é preciso sair de casa para resolver o problema.
Para reativar o benefício, é necessário solicitar o “pagamento de benefício não recebido” pelo site ou aplicativo do Meu INSS, ou através da Central 135.
Confira o passo a passo:
Desde 2023, a prova de vida passou a ser feita automaticamente por cruzamento de dados. Mas para evitar transtornos, os segurados devem manter suas informações atualizadas no Meu INSS e no banco onde recebem os pagamentos.
Essa é a principal forma de garantir que o INSS possa entrar em contato, se necessário. Portanto, se você recebe algum benefício do INSS, fique atento aos prazos e mantenha seu cadastro atualizado.
As regras sobre os prazos de movimentação do INSS são válidas também para os pagamentos do 13º salário. Sobre este assunto, aliás, o governo federal acabou de sinalizar que deve antecipar os pagamentos para o primeiro semestre, assim como aconteceu nos anos anteriores.
Em entrevista, o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, comentou sobre a expectativa de que o governo autorize o adiantamento, com duas possíveis janelas para a antecipação:
Em regra geral, a antecipação do 13º salário não representa um gasto adicional para o governo, pois os valores já seriam pagos ao longo do ano, mas a medida ajuda a movimentar a economia antes do fim do exercício fiscal.
O pagamento do 13º para os segurados do INSS ocorre em duas parcelas, assim como para os trabalhadores ativos. A primeira parcela deve ser paga até novembro, e a segunda até o final de dezembro.
Em todos os casos, não é preciso se preocupar com qualquer tipo de solicitação. Caso o governo federal decida antecipar o saldo, os repasses serão feitos de maneira automática na mesma conta em que o segurado está acostumado a receber os valores regulares.
O adiantamento do 13º no INSS afeta os segurados de acordo com o final do número do benefício. Quem recebe até um salário mínimo costuma receber primeiro, seguido daqueles que ganham acima do mínimo até o teto do INSS.
Em meio à correria do dia a dia, enviar frases de boa noite para amigos é uma forma simples e…
A busca por segurança financeira leva muitos brasileiros a questionar se a contribuição ao INSS será suficiente para manter o…
Nos últimos anos, as novelas turcas conhecidas como "dizis" se tornaram fenômenos de audiência no mundo todo. Com enredos envolventes,…
Setembro está chegando com novidades para quem depende do Bolsa Família! O calendário do Bolsa Família 2025 já está disponível…
penteado com lenço conquistou espaço definitivo entre as tendências de beleza em 2025. Prático, versátil e cheio de personalidade, o…
O Nubank trouxe uma novidade que promete facilitar a vida financeira de muitos brasileiros: o parcelamento de boletos diretamente pelo…