O Sistema Único de Saúde (SUS) anunciou uma mudança significativa em seus protocolos de rastreamento, atualizando o exame tradicional de Papanicolau pelo mais avançado teste de DNA-HPV. Esta alteração promete não apenas aumentar a eficácia na detecção do HPV, mas também contribuir para a redução da mortalidade associada a essa doença.
O papilomavírus humano (HPV) é uma infecção comum, transmitida principalmente por relações sexuais. Mas na maioria dos casos, o sistema imunológico consegue eliminar a infecção sozinho. No entanto, algumas cepas do vírus podem causar alterações nas células do colo do útero, o que, com o tempo, pode levar ao câncer. O câncer do colo do útero, que é o mais relacionado ao HPV, representa um grande risco para a saúde feminina e precisa ser monitorado de perto.
Uma pesquisa realizada pelo Instituo Nacional do Câncer (INCA) em 2022, mostrou que a doença é o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres, e podem surgir de 2023 a 2025 17.010 novos casos em cada ano.
Durante o procedimento, células do colo do útero são coletadas e enviadas para análise laboratorial, a fim de detectar sinais de infecção por HPV ou lesões que possam evoluir para câncer.
Apesar de ser essencial, ele não é perfeito. Pois esse método nem sempre consegue detectar todas as alterações que podem indicar um problema, o que pode resultar em diagnósticos mais tardios. Além disso, a necessidade de realizar o exame todos os anos pode ser um obstáculo para muitas mulheres, tornando o processo mais difícil e acessível a poucos.
O teste de DNA-HPV representa uma inovação que tem o potencial de revolucionar o rastreamento do câncer cervical. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já recomendou a utilização deste teste em programas de rastreamento, devido à sua maior eficácia. Pesquisadores científicos brasileiros, reafirmaram que esse teste é muito mais confiável, quando comparado ao tradicional Papanicolau, pois ele pode detectar cancros cervicais com 10 anos de antecedência.
No canal Saúde Debate, o Dr. Julio César Teixeira, professor de medicina e pesquisador da Unicamp, e Maria Penha, gerente de acesso da Roche Diagnóstica, discutiram a recente incorporação do teste de DNA-HPV como método para diagnóstico do HPV. Veja a seguir:
Com sua alta detecção, ele acusa a presença do vírus antes que ele cause alterações celulares. A coleta pode ser realizada durante um exame ginecológico ou por meio de autocoleta, onde a mulher utiliza um kit para coletar uma amostra em casa.
A mudança no protocolo de rastreamento do SUS foi aprovada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) e está em fase de implementação. Essa transição é um passo importante para garantir que mais mulheres tenham acesso a métodos de detecção mais eficazes.
Esse teste de DNA-HPV foi aprovado em março de 2024, como o exame principal para rastreamento. Para garantir uma transição tranquila, os municípios terão até 180 dias para se adaptar às novas práticas e incorporar esse método em suas rotinas de rastreamento. Esse período permitirá que todos se ajustem às mudanças de forma eficaz e com qualidade.
Uma implementação eficaz requer:
Com a implementação do teste de DNA-HPV, o SUS dá um passo importante para aprimorar a detecção precoce do câncer do colo do útero, uma mudança que pode salvar vidas e garantir mais eficácia no cuidado da saúde da mulher.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (27 de agosto de 2025) o decreto que oficializa a…
Em meio à correria do dia a dia, enviar frases de boa noite para amigos é uma forma simples e…
A busca por segurança financeira leva muitos brasileiros a questionar se a contribuição ao INSS será suficiente para manter o…
Nos últimos anos, as novelas turcas conhecidas como "dizis" se tornaram fenômenos de audiência no mundo todo. Com enredos envolventes,…
Setembro está chegando com novidades para quem depende do Bolsa Família! O calendário do Bolsa Família 2025 já está disponível…
penteado com lenço conquistou espaço definitivo entre as tendências de beleza em 2025. Prático, versátil e cheio de personalidade, o…