A partir desta semana, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que utilizam medicamentos de uso contínuo distribuídos pelo programa Farmácia Popular começarão a receber lembretes pelo WhatsApp.
A medida tem como objetivo combater o abandono de tratamentos essenciais para doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.
De acordo com o Ministério da Saúde, o envio inicial será direcionado a um grupo específico: pessoas com hipertensão que fizeram apenas três retiradas de medicamentos nos últimos 12 meses nas farmácias credenciadas ao programa.
O total de mensagens previstas nesse primeiro teste é de 270 mil, ou seja, apenas uma fração dos 3,5 milhões de brasileiros identificados nessa situação.
As mensagens serão enviadas por um número oficial do Governo Federal, com selo azul de verificação da Meta.
Além do WhatsApp, os avisos também estarão disponíveis na Caixa Postal do aplicativo GovBR.
Além de lembretes sobre medicamentos, o canal também poderá alertar sobre vacinação e consultas com especialistas.
A medida busca reforçar o cuidado com a saúde da população, já que a interrupção do tratamento de doenças como hipertensão e diabetes pode levar a complicações graves e internações hospitalares.
Ainda tomando como base as informações do Ministério da Saúde, o programa Farmácia Popular atendeu, em 2024, 24 milhões de pessoas, o maior número desde 2006.
Mesmo com a ampliação, 759 municípios brasileiros ainda não são contemplados pelo programa. Isso representa cerca de 14% das 5.570 cidades do país.
A recomendação é que os usuários fiquem atentos para não cair em golpes. Apenas mensagens com o selo de verificação devem ser consideradas confiáveis.
De acordo com o Ministério da Saúde, não é necessário realizar nenhum tipo de inscrição para fazer parte do Farmácia Popular. Seja do Bolsa Família ou não, o fato é que o cidadão precisa apenas localizar uma farmácia que tenha convênio com o sistema e solicitar o remédio de acordo com as regras do programa.
É importante que o cidadão leve consigo os seus documentos pessoais, como RG e CPF, e também tenha em mãos a receita médica assinada por um profissional médico seja da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) ou mesmo da rede privada.
Ainda em 2023, o governo federal decidiu aplicar uma série de novidades no projeto.
A principal mudança foi a liberação de todos os remédios para os usuários do Bolsa Família. Antes, estes cidadãos poderiam pegar alguns remédios de maneira gratuita, e outros com descontos. Agora, todas as medicações estarão disponíveis gratuitamente para os mais de 20 milhões de usuários que fazem parte do programa.
Abaixo, você pode ver a lista atualizada de medicamentos completamente gratuitos que estão sendo oferecidos nesta nova fase do programa Farmácia Popular.
Asma
Diabetes
Hipertensão
Agora, você pode conferir a lista atualizada de remédios que estão com descontos dentro do sistema do Farmácia Popular. Note que para os usuários do Bolsa Família os medicamentos desta lista também são gratuitos.
Anticoncepcionais
Dislipidemia
Doença de Parkinson
Dislipidemia
Doença de Parkinson
Glaucoma
Incontinência
Osteoporose
Rinite
Diabetes tipo 2 + doença cardiovascular (> 65 anos)
Com a chegada do frio, as unhas de inverno 2025 ganham destaque e se tornam protagonistas nos looks mais estilosos…
Vários doramas amados pelo público tiveram temporadas novas em 2025 ou ainda terão em 2026. Com muita emoção, personagens marcantes…
Se você já se pegou frustrado com o resultado da sua pintura Bobbie Goods, saiba que muitos cometem erros simples…
Em meio a tantas opções de doramas, poucas tramas conseguem tocar o coração e inspirar mudanças como Chocolate. Com uma…
O Senado Federal aprovou, em votação simbólica na quarta-feira (27 de agosto de 2025), o Projeto de Lei 2628/2022, que…
O Auxílio Gás 2025 chega com uma proposta inovadora e mais abrangente, prometendo beneficiar quase 16 milhões de famílias brasileiras.…