Se você é idoso e sofre com dor nas costas, saiba que você não está sozinho. Especialmente a dor na lombar é uma das principais causas de incapacidade em todo o planeta, e vem se tornando um problema de saúde pública crescente especialmente no Brasil.
A prevalência desse quadro, que costuma impactar a mobilidade, a qualidade de vida e realização de tarefas diárias, gera uma grande preocupação diante do envelhecimento da população brasileira nos últimos anos.
Os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o Brasil está vivenciando uma mudança no seu perfil demográfico. Há um inegável aumento da população com mais de 50 anos.
A consequência disso é que se espera que a incidência de dores nas costas também aumente com o passar dos anos, principalmente entre aqueles que mantém um estilo de vida mais sedentário.
O Ministério da Saúde indica que quase 37% dos brasileiros com mais de 50 anos enfrentam dores crônicas, com a dor lombar figurando entre as queixas mais recorrentes entre os idosos.
Sim. De acordo com os especialistas em saúde pública, o comportamento sedentário pode ser visto como um dos principais fatores que contribuem para a dor nas costas.
Muitos idosos costumam enfrentar dificuldades para adotar o estilo de vida ativo. A falta de espaços públicos adequados para a realização de atividades físicas, sobretudo para um público mais velho é comum em nossas cidades.
A verdade é que os estudos mostram que o sedentarismo enfraquece os músculos que sustentam a coluna vertebral. Por isso, os idosos acabam se tornando mas suscetíveis à dor.
É importante analisar essa questão não apenas como um mero impacto para a saúde dos indivíduos. Isso porque existe também um impacto para a economia do país e para o bem-estar social.
Com mais idosos apresentando um quadro de dor muscular, existe uma redução da produtividade, além de um aumento dos custos com saúde pública para esse público.
A situação se torna ainda mais grave quando se considera o caso dos idosos de baixa renda, que devem enfrentar dificuldades no acesso a cuidados preventivos de fisioterapia, que são fundamentais para o manejo da dor crônica
Embora os especialistas sejam unânimes em dizer que o desafio é grande, existem vários caminhos para retardar os efeitos da dor nas costas.
A promoção de uma série de atividades físicas adequadas como caminhadas, alongamentos, e exercícios de força de baixa impacto, podem reduzir significativamente o risco de você desenvolver uma dor nas costas.
Além disso, você pode adotar hábitos diários como manter a postura correta, controlar o peso corporal e garantir a realização de atividades cotidianas. Tudo isso pode ser visto como estratégias eficazes contra a dor.
Do ponto de vista macro, cabe ao estado investir em políticas públicas que forneçam educação sobre a saúde, além do acesso ao programa de fisioterapia, e exercícios comunitários. Tudo isso pode fazer muita diferença.
Como dito, no Brasil a dor nas costas é uma das condições mais comuns entre os trabalhadores brasileiros. Portanto, é uma das principais causas de afastamento no trabalho.
Entretanto, para que essa condição seja reconhecida como motivo para aposentadoria por invalidez, é necessário que a dor seja considerada incapacitante e esteja documentada por uma série de laudos médicos.
Em regra geral, o INSS exige que a condição limite a capacidade de realizar atividades laborais de forma permanente. Por isso, por si só a dor nas costas não garante a aposentadoria. É necessário comprovar a gravidade e o impacto da mesma no dia a dia do indivíduo.
Em meio à correria do dia a dia, enviar frases de boa noite para amigos é uma forma simples e…
A busca por segurança financeira leva muitos brasileiros a questionar se a contribuição ao INSS será suficiente para manter o…
Nos últimos anos, as novelas turcas conhecidas como "dizis" se tornaram fenômenos de audiência no mundo todo. Com enredos envolventes,…
Setembro está chegando com novidades para quem depende do Bolsa Família! O calendário do Bolsa Família 2025 já está disponível…
penteado com lenço conquistou espaço definitivo entre as tendências de beleza em 2025. Prático, versátil e cheio de personalidade, o…
O Nubank trouxe uma novidade que promete facilitar a vida financeira de muitos brasileiros: o parcelamento de boletos diretamente pelo…