Durante muito tempo, pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social encontravam muita dificuldade em conseguir crédito. Afinal de contas, dificilmente uma instituição financeira daria algum tipo de contribuição para pessoas que não possuem uma renda fixa.
Mas isso está mudando agora. Uma nova linha de crédito lançada pelo Governo Federal atende especificamente as pessoas que fazem parte do Bolsa Família, o programa do poder executivo que realiza pagamentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A ideia geral do governo federal é permitir que as famílias que fazem parte do programa social usem os recursos para investir em pequenos negócios, o que pode acarretar em uma maior autonomia financeira.
Tomando como base as informações do Ministério do Desenvolvimento Social, pasta responsável pelos pagamentos do Bolsa Família, é possível afirmar que todos os cidadãos que fazem parte do programa social podem solicitar o crédito.
Mas, como dito, a ideia é que o cidadão use esse dinheiro para iniciar ou expandir um empreendimento.
Além disso, o usuário precisa estar com a conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico.
No processo de seleção, os grupos prioritários são:
De acordo com o governo federal, o valor do empréstimo varia de acordo com o perfil do solicitante, e também com o tipo de negócio. Veja:
O empréstimo voltado para os usuários do Bolsa Família possui condições mais atrativas em comparação com as outras opções no mercado. Nesse caso, os juros são notadamente reduzidos e subsidiados pelo governo. Os prazos também são mais flexíveis.
O governo federal afirma que existem duas maneiras simples de solicitar o crédito do Bolsa Família. São elas:
Assim como aconteceu nos meses anteriores, os pagamentos do Bolsa Família são liberados nos 10 últimos dias úteis de fevereiro.
A única exceção é o mês de dezembro. Nesse caso, os repasses são feitos nos 10 últimos dias úteis antes das festas de natal e de Ano Novo.
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Bolsa Família para esse mês de fevereiro de acordo com o governo federal:
Para esse ano de 2025 não há previsão de mudanças de valores nos pagamentos do Bolsa Família. De acordo com o plano de orçamento enviado pelo governo federal ao congresso nacional, a ideia é manter basicamente o mesmo patamar de gastos.
Assim, pode-se afirmar que os pagamentos do Bolsa Família para esse ano de 2025 seguirão partindo de uma base de R$ 600 por grupo familiar. Esse valor, no entanto, pode ser elevado a depender da quantidade de benefícios internos a que cada cidadão tem direito.
Também não há, aliás, qualquer tipo de previsão de mudança no valor pago por cada adicional extra do Bolsa Família. Veja abaixo quais serão pagos nesse mês de fevereiro:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (27 de agosto de 2025) o decreto que oficializa a…
Em meio à correria do dia a dia, enviar frases de boa noite para amigos é uma forma simples e…
A busca por segurança financeira leva muitos brasileiros a questionar se a contribuição ao INSS será suficiente para manter o…
Nos últimos anos, as novelas turcas conhecidas como "dizis" se tornaram fenômenos de audiência no mundo todo. Com enredos envolventes,…
Setembro está chegando com novidades para quem depende do Bolsa Família! O calendário do Bolsa Família 2025 já está disponível…
penteado com lenço conquistou espaço definitivo entre as tendências de beleza em 2025. Prático, versátil e cheio de personalidade, o…