Conheça esse poderoso chá anti-inflamatório que combate parasitas e reduz gases
Uma bebida natural que alivia inflamações, elimina vermes e ainda cuida da sua digestão

O mastruz, também chamado de erva de Santa Maria, é aquele tipo de planta que atravessa gerações. Seu nome científico é Chenopodium ambrosioides, mas quem é que chama assim no dia a dia? Suas folhas são super conhecidas na medicina natural, usadas em chás e outros preparos que podem ajudar você a cuidar da saúde.
E olha, não é à toa que o mastruz faz tanto sucesso. Ele tem ação anti-inflamatória, ajuda na digestão, combate fungo, bactérias e vermes, além de dar aquele reforço no seu sistema imunológico.
Propriedades do mastruz
Para você entender melhor o mastruz, ele está escondido nos seus compostos poderosos. Um deles é o ascaridol, responsável por boa parte dos efeitos dessa planta. Além disso, ela também carrega na sua composição flavonoides e antioxidantes, que ajudam seu corpo a se proteger dos radicais livres, mantendo tudo funcionando.
Imagem: Freepik
Benefícios do chá de mastruz
O chá de mastruz não é famoso à toa. Ele traz uma porção de benefícios pra sua saúde, e aqui você vai entender porque essa plantinha é tão queridinha.
1. Combate a verminoses
Sabe aquele desconforto causado por vermes intestinais? Pois é, o chá de mastruz é conhecido há muitos anos como um aliado na hora de se livrar deles. Graças ao ascaridol, essa bebida tem uma baita capacidade de eliminar parasitas como lombrigas e tênias. É uma opção natural que muita gente escolhe quando quer cuidar do intestino.
2. Alívio de inflamações
O chá de mastruz também dá aquela força na hora de aliviar inflamações no seu corpo. Se você convive com dores nas articulações, como artrite, por exemplo, tomar esse chá pode ajudar a reduzir o desconforto e trazer mais qualidade pro seu dia a dia.
3. Melhora da digestão
Depois de uma refeição mais pesada, sabe aquele estufamento, gases e desconforto? O chá de mastruz pode ser um ótimo parceiro pra esses momentos. Ele ajuda seu organismo a produzir mais suco gástrico, facilitando a digestão e deixando tudo muito mais leve.
4. Fortalecimento do sistema imunológico
Manter seu corpo mais resistente a gripes, infecções e outras chatices do dia a dia também é um dos pontos fortes do chá de mastruz. Isso porque ele estimula a produção de células de defesa, deixando seu sistema imunológico funcionando como um relógio.
5. Propriedades antimicrobianas
Se tem algo que o mastruz sabe fazer bem é ajudar seu corpo a enfrentar infecções. Ele tem ação contra bactérias, fungos e até alguns vírus, sendo um reforço natural pra sua saúde, especialmente naqueles períodos em que seu corpo tá mais sensível.
Imagem: Freepik
Como preparar o chá de mastruz
O preparo é aquele esquema simples e sem complicação, pra você fazer rapidinho aí na sua casa.
Ingredientes
- Algumas folhas secas de mastruz
- 1 xícara de água
Modo de preparo
- Aqueça a água até começar a ferver.
- Assim que levantar fervura, desligue o fogo e jogue as folhas de mastruz na água.
- Tampe e deixe descansar por uns 10 minutinhos pra liberar bem as propriedades.
- Depois é só coar e tá prontinho! Pode tomar morno, quentinho ou até frio, como preferir.
Cuidados e contraindicações
1. Uso moderado
Aqui vale aquele velho conselho: tudo em excesso faz mal. Ele tem compostos que, se consumidos demais, podem acabar irritando seu estômago e até provocar desconfortos.
2. Contraindicações
Para grávidas, amamentando ou tem um bebê pequeno em casa (menor de dois anos), o mastruz não é muito indicado. E claro, quem tem algum problema de saúde ou faz uso de remédios deve conversar com um médico antes de incluir o chá na rotina.
3. Efeitos colaterais
Se depois de tomar o chá você perceber enjoo, vômito, coceira ou qualquer coisa diferente, pare de consumir e procure um profissional de saúde.
No fim das contas, é sobre escolher caminhos que fazem bem para você. E contar com uma ajudinha do mastruz sempre deixa tudo mais leve. Cuide-se, respeite seus limites e siga em frente priorizando sua saúde todos os dias.