Receitas

Conheça dicas de receitas deliciosas e baratas com fubá

Um dos ingredientes mais queridos pelo povo nordestino, o fubá pode ser a base de receitas deliciosas

Se você é nodestino, certamente sabe o que é fubá. Se você não é nordestino, não tem problema. Trata-se de uma farinha fina feita a partir do milho moído. É um ingrediente comum nas despensas brasileiras .

Entre outros pontos, o fubá carrega consigo uma história de resistência, criatividade culinária e tradição. No sertão nordestino, onde o milho é um dos pilares da alimentação local, o fubá representa sustento, memória afetiva e um símbolo de identidade cultural. 

Da pamonha ao bolo, do cuscuz à polenta, ele transita entre a simplicidade e o sabor de uma cozinha que sabe aproveitar ao máximo o que a terra oferece.

Se você está em busca de receitas práticas, econômicas e cheias de sabor, o fubá é um ótimo ponto de partida. Abaixo, separamos algumas receitas deliciosas e fáceis de fazer em casa, além de dicas para aproveitar melhor esse ingrediente versátil e economizar na cozinha.

Receitas deliciosas com fubá

1: Bolo de Fubá Cremoso

Ingredientes:

  • 1 xícara de fubá
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 3 ovos
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 3 xícaras de leite
  • 1 xícara de coco ralado (opcional)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto o fermento. Acrescente o fermento por último e misture levemente com uma colher. Leve ao forno preaquecido a 180 °C por cerca de 40 minutos ou até dourar. O bolo forma camadas naturalmente, com uma textura cremosa ao centro.

2: Cuscuz Nordestino tradicional

Ingredientes:

  • 2 xícaras de fubá ou flocos de milho pré-cozido
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 xícara de água

Modo de preparo:

Misture o fubá com o sal e vá adicionando a água aos poucos até formar uma farofa úmida. Deixe hidratar por 10 minutos. Cozinhe em cuscuzeira por cerca de 15 minutos. Sirva com manteiga, queijo coalho, leite de coco ou carne de sol.

Conheça dicas de receitas deliciosas e baratas com fubá
Cuscuz costuma ser muito consumido no nordeste. Imagem: YouTube

3: Polenta Frita

Ingredientes:

Modo de preparo:

Leve a água ao fogo com o sal e a manteiga. Quando ferver, adicione o fubá aos poucos, mexendo sem parar para não empelotar. Cozinhe até soltar do fundo da panela. Despeje em uma travessa e deixe esfriar. Corte em tiras e frite até dourar.

4: Pirão de Leite

Ingredientes:

Modo de preparo:

Dissolva o fubá em um pouco de leite frio. Aqueça o restante do leite com o sal e a manteiga. Quando estiver quase fervendo, adicione o fubá dissolvido e mexa até engrossar. Sirva com carne cozida ou simplesmente com queijo ralado.

Dicas para economizar

Se você costuma fazer feira, certamente já sabe que os preços dos produtos são uma preocupação neste momento. Por causa da elevação da inflação, muitos brasileiros estão tendo dificuldades para lidar com essa situação. 

Diante desse contexto, separamos abaixo algumas dicas importantes na hora de comprar ingredientes como o próprio fubá: 

  • Compre fubá a granel: geralmente mais barato do que as versões empacotadas.
  • Aproveite sobras: o cuscuz do café da manhã pode virar recheio de tortas, bolinhos ou base de recheios para pratos principais.
  • Tempere com criatividade: ervas secas, queijo ralado, leite de coco e até restos de legumes cozidos podem dar nova cara às receitas mais simples.

Fubá é cultura também

No Nordeste, o fubá é sinônimo de versatilidade e resistência. Em tempos difíceis, sempre esteve presente nas mesas, seja no mingau reconfortante de fim de noite, seja no cuscuz servido com manteiga da terra ao amanhecer. 

Cozinhar com fubá é manter viva uma tradição oral passada de geração em geração, em que o sabor do milho lembra as festas juninas, a casa da avó e os almoços sob o sol do sertão.

Aecio de Paula

Formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em Direitos Humanos com foco em discurso de defesa das minorias sociais em processos eleitorais internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo