Mensagens

Conforto à distância: mensagens de apoio para momentos difíceis

Enviar uma simples mensagem em um momento de dificuldade pode significar muito para várias pessoas

É justamente em um momento de dor e de dificuldade que uma simples mensagem pode fazer toda a diferença. Essa é uma dica importante sobretudo quando você quer apoiar uma pessoa que gosta, e que está longe no momento.

Quando não podemos estar fisicamente presentes ao lado dessas pessoas, o envio de uma palavra de conforto por um aplicativo de mensagens pode ajudar a demonstrar apoio, carinho e solidariedade.

É muito importante escolher as palavras certas, porque são elas que fazem toda a diferença para quem está passando por um momento delicado. Pensando nisso, reunimos abaixo algumas sugestões de mensagens para diferentes situações.

Mensagens em momentos de luto

A perda de uma pessoa que amamos é uma das experiências mais dolorosas que qualquer pessoa pode enfrentar. Muitas vezes, faltam palavras para expressar o apoio nesse momento. Veja abaixo algumas dicas simples:

  • “Sinto muito pela sua perda. Saiba que estou aqui para o que precisar. Meus sentimentos.”
  • “Nenhuma palavra pode diminuir a dor, mas quero que saiba que você não está sozinho(a). Conte comigo.”
  • “Que a memória dos momentos felizes ao lado de [nome do falecido] traga força para você e sua família neste momento difícil.”

Mensagem para quem está doente

Quando alguém está doente, e não conseguimos estar perto dessa pessoa por algum motivo, o envio de uma mensagem pode ser um incentivo muito importante para a recuperação, além de um lembrete de que ele não está sozinho.

  • “Desejo a você uma rápida e tranquila recuperação. Se precisar de algo, estou à disposição.”
  • “Muita força para você! Tenho certeza de que logo estará bem novamente.”
  • “Que cada dia traga mais força e esperança. Estou torcendo por sua melhora!”

Mensagem para quem está passando por um desafio emocional

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), milhões de pessoas estão passando por situações emocionalmente difíceis como uma depressão, ou uma crise de ansiedade, por exemplo.

Você não deve atuar como um profissional da área de saúde emocional, mas uma simples mensagem pode ser importante para que a pessoa lembre que é amada. Veja alguns exemplos:

  • “Estou aqui para você, sempre que precisar conversar. Não está sozinho(a).”
  • “Dias difíceis vão passar, e você é mais forte do que imagina. Acredite em você!”
  • “Se precisar de espaço, eu respeito. Mas se precisar de companhia, estou por perto.”
Conforto à distância: mensagens de apoio para momentos difíceis
Oferecer ajuda para encontrar uma terapia também pode ser uma boa dica. Imagem: Agência Brasília

Mensagem de apoio profissional

Quem não conhece aquele amigo que está em dificuldade para conseguir um emprego? Nesse momento, a pessoa também precisa de todo carinho e atenção. Veja algumas dicas de mensagens:

  • Acredite no seu potencial! Tenho certeza de que você vai superar esse desafio.”
  • “Lembre-se: até as maiores conquistas começam com pequenos passos. Continue firme!”
  • “Se precisar de ajuda para organizar as ideias ou apenas desabafar, estou aqui!”

Personalize a sua mensagem

As dicas acima são de mensagens prontas e podem ser muito úteis sobretudo quando estamos com alguma dificuldade para escolher as palavras corretas. Mas uma dica importante é tentar personalizar ao máximo o texto que você vai enviar para a segunda pessoa.

Isso porque quando você personaliza sua mensagem, a pessoa que está recebendo o recado vai se sentir mais importante e acolhida. Aqui vão algumas dicas importantes nesse sentido:

  • Use o nome da pessoa: torna a mensagem mais pessoal e carinhosa.
  • Demonstre empatia: evite frases clichês como “tudo acontece por um motivo” e opte por palavras que validem os sentimentos da pessoa.;
  • Ofereça ajuda concreta: “Se precisar de algo, me avise” pode ser vago. Melhor dizer “Posso te ajudar de alguma forma? Estou por perto.”
  • Lembre de momentos: Uma outra dica interessante é lembrar de momentos que você viveu junto daquela pessoa. “Lembra daquela vez que você me ajudou? Eu não esqueci, e estou aqui pra te ajudar também”, é um exemplo.

Aecio de Paula

Formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em Direitos Humanos com foco em discurso de defesa das minorias sociais em processos eleitorais internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo